Economia

Decisões monetárias nos EUA e viagem de Lula a Genebra; confira a agenda desta quarta (12)

12 jun 2024, 8:38 - atualizado em 12 jun 2024, 8:38
estados unidos eua fed juros lula genebra haddad agricultura
Presidente Lula participará de reunião do G7 durante a semana, enquanto hoje Haddad encontra ministro da Agricultura (Imagem: Pixabay/frycyk01)

Na bateria de divulgação de dados econômicos ao redor do país, hoje é a vez dos Estados Unidos (EUA), com a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) e de uma reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês).

Por aqui, o mercado ainda sente os efeitos da divulgação de uma inflação medida pelo IPCA acima do esperado, gerando questionamentos sobre os rumos da política monetária brasileira.

Ainda no Rio de Janeiro, após participar da entrega de medalhas para estudantes que participaram da Obmep, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa do Fórum de Investimentos Prioridade 2024 do Instituto da Iniciativa de Investimentos Futuros (FII Institute).

A edição pretende analisar os investimentos em transição ecológica, tecnologia e inovação e na inclusão social para a construção de uma nova ordem global.

Mais tarde, Lula parte para Genebra. Durante o restante da semana, ele participa do Fórum Inaugural da Coalizão Global para a Justiça Social e, posteriormente, participa da reunião da cúpula do G7, grupo de países formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.

Sem sair do Brasil, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também tem compromissos com outros ministros, como Silvio Almeida, dos Direitos Humanos e da Cidadania, e com Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Ontem (11), o dia foi marcado por tensões no ministério da Agricultura. Com a anulação do leilão para compra de 300 mil toneladas de arroz importado, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, pediu demissão do cargo.

É possível conferir aqui mais informações sobre a saída de Geller e os embates envolvendo o leilão.

Ainda, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, participa de reuniões em Londres para tratar de assuntos institucionais. De acordo com o BC, os compromissos são aderentes às regras do “Silêncio do Copom”.

Entretanto, a palestra na cerimônia de premiação de Central Bank of the Year, promovida pelo portal de notícias Central Banking, será aberta à imprensa por transmissão.

Confira a agenda do presidente Lula desta quarta (12)

Horário Programação Local
09h00 Sessão de abertura do Fórum de Investimentos Prioridade 2024 do Instituto da Iniciativa de Investimentos Futuros (FII Institute) Copacabana Palace – Rio de Janeiro
15h00 Partida para Genebra Aeroporto Internacional do Galeão – Rio de Janeiro

Economia

Se ontem o destaque na agenda econômica ficava para o Brasil, hoje os olhares estarão atentos para o país do Tio Sam.

Para o CPI mensal, de acordo com o Investing.com, a expectativa é de desaceleração, passando dos anteriores 0,3% para 0,1%. Já para o núcleo, que desconsidera itens mais voláteis, como energia e alimentos, a expectativa é de manutenção dos 0,3%.

Ainda, a decisão do Fomc também estará no radar do mercado, com expectativa de que o Federal Reserve (Fed) mantenha os juros norte-americanos inalterados, em uma faixa entre 5,25% e 5,50%.

A novela das reduções nas taxas de juros no país ainda parece longe de estar chegando ao seu capítulo final. É apenas em setembro que o mercado acredita que os juros serão reduzidos, de acordo com o CME FedWatch Tool, 54,4% do mercado acredita em reduções para essa data.

Confira a agenda econômica desta quarta (12)

Horário País Indicador
03h00 Reino Unido PIB (Abril)
03h00 Reino Unido Produção Industrial (Abril)
03h00 Reino Unido Balança Comercial (Abril)
03h00 Alemanha CPI (Maio)
05h00 EUA Relatório Mensal da IEA
07h00 Brasil Crescimento do Setor de Serviços (Abril)
08h00 EUA Índice do Mercado Hipotecário (Semanal)
09h30 EUA CPI (Maio)
11h30 EUA Relatório de Estoques de Petróleo da EIA (Semanal)
12h00 EUA Índice de Expectativas de Inflação ao Consumidor
13h00 EUA Relatório WASDE
14h30 Brasil Fluxo Cambial Estrangeiro
15h00 EUA Balanço Orçamentário Federal (Maio)
15h00 EUA Declaração do FOMC
15h30 EUA Coletiva de Imprensa FOMC

Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.