BusinessTimes

Demanda por produtos alemães mantém fábricas à tona durante lockdown

26 mar 2021, 9:03 - atualizado em 26 mar 2021, 9:03
Volkswagen Automóveis Carros Setor Automotivo Indústria
O instituto Ifo disse que seu índice do clima empresarial subiu para 96,6, maior leitura desde junho de 2019, ante patamar revisado para cima de 92,7 em fevereiro (Imagem: Swen Pfoertner/Pool via Reuters)

O sentimento empresarial na Alemanha deste mês ficou em seu patamar mais alto em quase dois anos, já que o aumento da demanda por produtos manufaturados está mantendo as fábricas da maior economia da Europa em funcionamento apesar da pandemia e das restrições de lockdown, mostrou uma pesquisa nesta sexta-feira.

O instituto Ifo disse que seu índice do clima empresarial subiu para 96,6, maior leitura desde junho de 2019, ante patamar revisado para cima de 92,7 em fevereiro. Uma pesquisa da Reuters com analistas apontava para uma leitura de 93,2 em março.

“Apesar do aumento do número de infecções, a economia alemã começou a primavera (no Hemisfério Norte) com confiança”, disse o presidente do Ifo, Clemens Fuest. “As empresas estavam visivelmente satisfeitas com sua condição atual.”

A pesquisa somou-se a sinais de que a economia está navegando pela pandemia relativamente inabalada em um ano eleitoral marcado pelo crescente descontentamento com o manejo dos lockdowns pela chanceler Angela Merkel e uma lenta campanha de vacinação.

O Ifo disse que a demanda “explosiva” por produtos alemães dos Estados Unidos e da China apontou para uma recuperação no setor industrial, em que o otimismo atingiu seu nível mais alto desde novembro de 2010.

A pesquisa também constatou que o setor de serviços, o mais afetado pelas medidas de lockdown em vigor desde novembro, também dava sinais iniciais de recuperação.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.