Departamento de Defesa dos EUA lança consultoria pública sobre serviço blockchain

05/11/2020 - 14:05
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Bandeira dos EUA
A consultoria não é uma prova de que a DISA irá lançar seu próprio blockchain. Apenas ilustra um possível caminho a ser seguido para tais ofertas estarem disponíveis no sistema governamental dos EUA (Imagem: Pixabay)

A agência de tecnologia da informação do Departamento de Defesa dos EUA (DOD, na sigla em inglês) pode vir a fornecer um blockchain-as-a-service (BaaS) permissionado, segundo documentos públicos.

BaaS é um serviço em nuvem que permite que clientes desenvolvam, usem e hospedem aplicações, funções e contratos autônomos.

A agência visa obter informações de participantes de mercado sobre as melhores formas de fazê-lo.

Um pedido por informações (RFI) publicado nessa quarta-feira (4) pela Agência de Sistemas da Informação da Defesa (DISA) afirma que “[e]m apoio ao nosso esforço contínuo em criar uma nova oferta de ‘blockchain-as-a-service’ [BaaS] para nossos parceiros de missão, a DISA está realizando uma pesquisa de mercado para garantir uma melhor compreensão sobre os recursos disponíveis no mercado que sejam relevantes à oferta de BaaS que seria aplicada em sistemas e servidores Z [da IBM]”.

“O escopo deste documento é analisar se produtos da indústria disponíveis que fornecem uma solução permitem que a DISA forneça uma oferta de BaaS permissionada e escalável, que possa ser operada em um ambiente convencional”, continuou a agência.

Detalhes sobre o RFI foram publicados na base governamental de dados SAM, que divulga as oportunidades de contratos do governo federal.

No passado, funcionários da DISA falaram sobre a possibilidade de oferecer um BaaS. Sherri Sokol, líder de inovação da DISA, falou sobre o interesse da agência nesse setor durante uma entrevista em 2019 com a GCN.

“Estamos analisando uma oferta de algo que seja seguro, escalável e ágil para as redes, onde nossos parceiros de missão possam criar e realizar a gestão em nossa infraestrutura dentro de ambientes qualificados do DOD”, afirmou ela na época.

“Basicamente, seria a plataforma, a gestão e o monitoramento de recursos de infraestrutura, que são serviços que a DISA já fornece.”

É importante destacar que o RFI não é uma prova de que a DISA irá lançar seu próprio blockchain. Apenas ilustra um possível caminho a ser seguido para tais ofertas ficarem disponíveis no sistema governamental dos EUA — algo já falado por defensores da tecnologia no Congresso.

Respondentes têm até a próxima terça-feira (10) para fornecer informações à DISA, segundo o pedido.

Confira, abaixo, o RFI completo:

Agência americana deseja automatizar
seus recursos financeiros, incluindo transações em bitcoin

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 05/11/2020 - 14:05

Cotações Crypto
Pela Web