Internet

Depois de caos global, serviço de nuvem da Amazon afirma que problema foi contido

21 out 2025, 5:26 - atualizado em 21 out 2025, 5:10
AWS: nuvem da Amazon tem instabilidade e afeta sites pelo mundo inteiro
Problemas no data center da AWS na Virgínia (EUA) teve efeitos em todo o mundo (Imagem: Shutterstock)

A Amazon.com disse na noite desta segunda-feira (20) que uma unidade de computação em nuvem em seu data center no norte da Virgínia conteve em grande parte os efeitos de uma interrupção generalizada da internet que causou turbulência global em milhares de sites, incluindo alguns dos aplicativos mais populares da web, como Snapchat e Reddit.

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A Amazon disse que havia resolvido o problema subjacente e estava próxima de uma solução, mas alguns usuários ainda reclamavam de dificuldades persistentes no uso de serviços como a carteira digital Venmo e o site de chamadas de vídeo Zoom. A interrupção deixou trabalhadores de Londres a Tóquio off-line e impediu que outros realizassem tarefas cotidianas normais, como pagar cabeleireiros ou trocar suas passagens aéreas.

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A turbulência marcou a maior interrupção da internet desde o mau funcionamento do CrowdStrike no ano passado, que prejudicou os sistemas de tecnologia em hospitais, bancos e aeroportos, e destaca a vulnerabilidade das tecnologias interconectadas do mundo. Foi pelo menos a terceira vez em cinco anos que o cluster da AWS no norte da Virgínia, conhecido como US-EAST-1, contribuiu para um grande colapso da internet.

A Amazon não respondeu a um pedido de mais clareza sobre o motivo pelo qual esse data center específico continua sendo afetado, em vez disso, apontou para um comunicado online que dizia que o assunto havia sido “totalmente mitigado”. Os problemas foram causados pelo que é conhecido como Sistema de Nomes de Domínio, ou DNS, que impediu que os aplicativos encontrassem o endereço correto para a API DynamoDB da AWS, um banco de dados em nuvem utilizado para armazenar informações de usuários e outros dados críticos.

Após horas de interrupções, muitos aplicativos estavam gradualmente voltando a ficar online à tarde nos EUA, mas a AWS reconheceu que erros elevados ainda estavam afetando vários serviços.

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Havia “toneladas de serviços internos quebrados ainda agora com resolução e reparos sendo feitos individualmente”, lia-se em um ticket de problema interno descrevendo a interrupção e visto pela Reuters.

O Lambda, um dos serviços de computação da AWS, estava apresentando erros devido a problemas com um subsistema interno, disse a AWS mais cedo. “Estamos tomando medidas para recuperar esse sistema interno do Lambda”, disse.

A AWS disse mais cedo que a causa raiz da interrupção era um subsistema subjacente que monitora a saúde de seus balanceadores de carga de rede usados para distribuir o tráfego entre vários servidores para garantir melhor desempenho e capacidade.

O problema, segundo a AWS, teve origem na “rede interna do EC2”.

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EC2 refere-se ao serviço “Elastic Compute Cloud” da Amazon, que fornece capacidade de nuvem sob demanda dentro da AWS. As empresas usam o EC2 para executar servidores virtuais que precisam para desenvolver, lançar e hospedar aplicativos.

A AWS disse mais cedo que estava vendo sinais iniciais de recuperação em alguns data centers.

Ela estava tomando medidas semelhantes nos locais restantes e espera que os problemas diminuam, acrescentou a AWS, sem fornecer um cronograma específico.

Embora alguns aplicativos, como o Reddit e o Roblox, tenham se estabilizado em grande parte, de acordo com o site de rastreamento de interrupções Downdetector, outros, incluindo o Snapchat, o Venmo do PayPal e o Duolingo, estavam mostrando um ressurgimento dos problemas vistos mais cedo.

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Ken Birman, professor de ciência da computação da Universidade de Cornell, disse que os desenvolvedores de software precisam criar uma melhor tolerância a falhas em seus códigos. Ele disse que a AWS fornece ferramentas que os desenvolvedores podem usar para se protegerem no caso de um problema em um dos centros de dados de sua ampla rede, e os desenvolvedores também podem criar backups com outros provedores de nuvem.

“Quando as pessoas cortam custos e economizam para tentar colocar um aplicativo no ar e depois esquecem que pularam a última etapa e não se protegeram realmente contra uma interrupção, essas empresas são as que realmente devem ser examinadas mais tarde”, disse Birman à Reuters.

Não foi a primeira vez

A AWS fornece capacidade de computação sob demanda, armazenamento de dados e outros serviços digitais para empresas, governos e indivíduos e é o maior provedor de nuvem do mundo, seguido pelo Azure da Microsoft e pelo Google Cloud da Alphabet.

As interrupções em seus servidores podem afetar sites e plataformas — desde aplicativos de entrega de alimentos até plataformas de jogos e sistemas de companhias aéreas — que dependem de sua infraestrutura de nuvem.

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A AWS disse em sua página de status que a interrupção desta segunda-feira se originou em sua instalação US-EAST-1 no norte da Virgínia, a mais antiga e maior para serviços da web. A instalação sofreu interrupções em 2021 e 2020.

De acordo com a documentação no site da AWS, a região US-EAST-1 é frequentemente a padrão para muitos serviços da AWS.

Infraestrutura frágil

O problema destaca como os serviços digitais cotidianos se tornaram interconectados e sua dependência de um pequeno número de provedores globais de nuvem, com uma falha causando estragos nos negócios e na vida cotidiana, disseram especialistas e acadêmicos.

“Essa interrupção mais uma vez destaca a dependência que temos de infraestruturas relativamente frágeis”, disse Jake Moore, consultor global de segurança cibernética da empresa europeia de segurança cibernética ESET.

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No Reino Unido, o Lloyds Bank, o Bank of Scotland e os provedores de serviços de telecomunicações Vodafone e BT foram todos atingidos, de acordo com o site Downdetector no Reino Unido, assim como o site da autoridade tributária, de pagamentos e alfandegária do Reino Unido, HMRC.

“O principal motivo desse problema é que todas essas grandes empresas dependem de apenas um serviço”, disse Nishanth Sastry, diretor de pesquisa do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Surrey.

A Ookla, proprietária do Downdetector, disse que mais de 4 milhões de usuários relataram problemas devido ao incidente.

“Para as grandes empresas, as horas de inatividade da nuvem se traduzem em milhões em perda de produtividade e receita”, disse Ryan Griffin, líder da área de cibersegurança nos EUA da corretora de seguros McGill and Partners.

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Alcance

Os próprios serviços da Amazon, incluindo seu site de compras, Prime Video e Alexa, também foram afetados, embora o Downdetector tenha mostrado uma diminuição na gravidade.

Em uma publicação no X, a presidente da Signal, Meredith Whittaker, confirmou que o aplicativo de mensagens também foi afetado pela interrupção, embora o bilionário Elon Musk, proprietário do X, tenha dito que sua plataforma continuou funcionando.

Embora não tenha havido nenhuma indicação de um possível ataque cibernético por trás da interrupção desta segunda-feira, a escala da interrupção alimentou a especulação.

“Quando algo assim acontece, a preocupação de que seja um incidente cibernético é compreensível”, disse Rafe Pilling, diretor de inteligência de ameaças da empresa de segurança digital Sophos.

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“A AWS tem uma pegada intrincada e de longo alcance, portanto, qualquer problema pode causar um grande transtorno.”

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A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
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