Congresso

Deputados conseguem 181 assinaturas e protocolam CPI do Abuso de Autoridade

24 nov 2022, 16:56 - atualizado em 25 nov 2022, 12:43
STF
Ministros do STF são alvo de pedido de abertura de CPI (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

De iniciativa do deputado Marcel Van Hattem, do partido Novo, foi protocolada, nesta quinta-feira (24), o requerimento de abertura da CPI do Abuso de Autoridade. Com 181 assinaturas, o pedido é que uma comissão seja instaurada no congresso para investigar supostos abusos do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo o parlamentar, os signatários do requerimento são de 19 estados e de 12 partidos políticos. Entre as siglas, estão Republicanos, PL, PP, PSC, Podemos, União, PSD, MDB, Patriotas, Cidadania, PSDB e Novo.

O documento cita três principais pontos para a abertura da CPI.

  1. busca e apreensão no endereço de empresários por terem compartilhado mensagens em aplicativos;
  2. determinação de bloqueio das contas bancárias de 43 pessoas e empresas suspeitas de financiarem atos antidemocráticos; e
  3. censura a parlamentares, ao economista Marco Cintra, à produtora Brasil Paralelo, à emissora Jovem Pan e ao jornal Gazeta do Povo.

“É uma CPI para pacificar o país neste momento. Somos muito cobrados como parlamentares para que ajamos neste momento. O Parlamento brasileiro precisa se situar no seu lugar de direito, que é a defesa da democracia”, disse o deputado.

Leia o documento e veja as assinaturas dos parlamentares

609994393-CPI-Do-Abuso-de-Autoridade-PROTOCOLADA

Siga o Money Times no Facebook!

Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!

Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.