Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Deputados da Califórnia aprovam cotas raciais para conselhos

31/08/2020 - 14:36
Bandeira da California
As mulheres ocuparam cerca de 45% dos novos assentos nos conselhos entre as empresas do Russell 3000 com sede na Califórnia (Imagem: Pixabay)

A Califórnia aprovou um projeto de lei exigindo que as empresas incluam um número mínimo de pessoas não brancas em seus conselhos, o que seria a primeira lei do tipo no país.

A proposta, baseada no mandato do estado de que a maioria dos conselhos deve incluir pelo menos três mulheres até o final do próximo ano, exigiria que, até lá, pelo menos um membro do conselho fosse de uma comunidade sub-representada: negra, hispânica, latina, asiática, das ilhas do Pacífico, nativo americano, nativo do Havaí ou nativo do Alasca.

“Pessoas de cor devem ter um assento à mesa”, disse o autor do projeto, membro da Assembleia, Chris Holden. “Especialmente em um estado tão diverso como a Califórnia.”

Em 2022, conselhos com pelo menos nove diretores teriam que incluir três ou mais membros minoritários, disse a Assembleia Estadual da Califórnia em seu website no domingo. De acordo com uma lei de 2018, já devem ter pelo menos uma diretora mulher.

Depois que essa lei entrou em vigor, a representação feminina melhorou rapidamente. As mulheres ocuparam cerca de 45% dos novos assentos nos conselhos entre as empresas do Russell 3000 com sede na Califórnia, em comparação com cerca de 31% em todo o país, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.

Ao aprovar o novo projeto de lei sobre raça, a Assembleia apontou disparidades na força de trabalho: apenas 31% dos afro-americanos e 22% dos latino-americanos trabalham em funções gerenciais em comparação com 54% dos asiáticos e 41% dos brancos, segundo o escritório de estatísticas do emprego.

Segundo a nova lei, a secretaria de estado da Califórnia também será obrigada a publicar um relatório anual sobre a diversidade do conselho a partir de março de 2022, disse a Assembleia. A medida segue para o governador Gavin Newsom. Se ele assinar até 30 de setembro, se tornará lei.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 31/08/2020 - 14:36

Cotações Crypto
Pela Web