Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Deputados vão ao Maranhão analisar impactos do acordo com os EUA sobre a base de Alcântara

04/07/2019 - 8:59
Parlamentares vão para a cidade maranhense analisar a os impactos do acordo assinado pelo presidente (Imagem: Agência Espacial Brasileira)

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados visitará o município maranhense de Alcântara nesta quinta (4) e sexta-feiras (5).

Os parlamentares querem avaliar os impactos sociais do acordo de Salvaguardas Tecnológicas assinado entre o Brasil e os EUA, que permite a exploração comercial do Centro de Lançamento de Alcântara. A comitiva deve visitar duas comunidades ameaçadas em Alcântara, uma remanejada na década de 1980 e outra do litoral.

O acordo, firmado em março, prevê que Washington poderá lançar satélites e foguetes da base maranhense. O território continuará sob jurisdição brasileira.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

A base de lançamento de Alcântara é considerada ideal para uso comercial em função da proximidade com a Linha do Equador, o que gera economia de propelente ou combustível do foguete. Para entrar em vigor, o acordo depende de aprovação do Congresso Nacional.

Integram a comitiva, o presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Helder Salomão (PT-ES); e os deputados Marcio Jerry (PCdoB-MA) e Bira do Pindaré (PSB-MA).

Última atualização por Bruno Andrade - 04/07/2019 - 8:59