Economia

Desemprego atinge nível mais alto em quatro anos e crescimento do salário desacelera no Reino Unido

10 jun 2025, 6:19 - atualizado em 10 jun 2025, 6:33
Londres Reino Unido Europa
Reino Unido enfrenta alta no desemprego e redução de salários (Imagem: Unsplash/@lucas_davies)

A taxa de desemprego no Reino Unido atingiu 4,6% em abril, acima 0,1 p.p. do mês anterior e o nível mais alto desde 2021, anunciou nesta terça-feira o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS). Os dados oficiais mostram ainda que o crescimento dos salários no país desacelerou acentuadamente nos três meses até abril.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os ganhos médios semanais, excluindo bônus, foram 5,2% maiores no período de fevereiro a abril em comparação ao mesmo período do ano anterior — o ritmo mais fraco desde o terceiro trimestre de 2024 e abaixo dos 5,5% revisados para baixo nos três meses até março. Estimativas eram mais positivas e apontavam para um crescimento salarial regular de 5,3%.

Os dados referentes ao trabalho no Reino Unido podem aliviar a cautela do Banco da Inglaterra (BoE) sobre a rapidez com que deve cortar as taxas de juros. A instituição tenta avaliar se as pressões inflacionárias no mercado de trabalho estão diminuindo o suficiente para justificar cortes contínuos nas taxas de juros.

Em abril, entrou em vigor um aumento de 25 bilhões de libras esterlinas (US$ 34 bilhões) nas contribuições patronais para a seguridade social e um aumento de 6,7% no salário mínimo.

A libra esterlina se desvalorizou frente ao dólar logo após a publicação dos dados, e os investidores passaram a apostar mais fortemente em dois cortes adicionais de juros ainda este ano pelo BoE.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A redução de 63 mil postos de trabalho nos três meses até maio atingiu o nível mais baixo desde o período de três meses encerrado em abril de 2021.

Com informações Reuters

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar