Agenda do Dia

Desoneração da folha tira sono de Haddad; confira a agenda desta quarta (17)

17 jan 2024, 8:18 - atualizado em 17 jan 2024, 8:18
agenda-haddad-fiscal-desoneração
Agenda: Haddad deve se encontrar com o presidente Lula para definir como reverter a crise gerada pela MP da reoneração da folha. (Créditos: Rmcarvalho de Getty Images/Canva Pro)

A novela da desoneração da folha de pagamento segue tirando o sono do ministro Fernando Haddad. Hoje, ele deve se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tentar definir como reverter a crise gerada pela Medida Provisória apresentada em pleno recesso parlamentar.

Ontem, Haddad falou por telefone com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, mas ambos ainda devem se encontrar pessoalmente. Além disso, ele também já se encontrou com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

A equipe econômica corre atrás de alternativas para reduzir o impacto que a manutenção da desoneração por mais tempo pode causar nas arrecadações de 2024. Vale lembrar que Haddad está buscando formas de engordar os cofres públicos para atingir a meta do arcabouço fiscal de zerar o déficit ainda este ano.

O governo também estuda ampliar o prazo de reoneração gradual de 2027, como está na Medida Provisória apresentada no final do ano passado, para 2029.

Além disso, ganhou força entre os setores da economia que se beneficiam da desoneração, o plano de voltar a taxar das compras internacionais de até US$ 50, o que afetarias os consumidores de e-commerces como SheinShopee AliExpress, para compensar as perdas com a desoneração.

Confira a agenda do presidente Lula desta quarta-feira (17)

Horário Programação Local
9h Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta Palácio do Planalto
10h Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira Palácio do Planalto
15h Governador do Piauí, Rafael Fonteles Palácio do Planalto
16h Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias Palácio do Planalto
17h Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi Palácio do Planalto

Economia

Dia de agenda cheia nesta quarta-feira (17): tem inflação no Reino Unido e zona do euro, além de vendas no varejo aqui no Brasil e Estados Unidos.

Mas o grande destaque é o Livro Bege, do Federal Reserve. O documento traz as condições econômicas dos distritos do banco central americano e pode ajudar o mercado a determinar os próximos passos do Fed em direção aos futuros cortes de juros.

Mais cedo, saíram dados da China, que desanimaram os investidores.  O Produto Interno Bruto (PIB) chinês registrou alta anual de 5,2% no quarto trimestre. Além de o resultado vir abaixo das expectativas, trata-se do menor avanço da atividade econômica desde 1990, quando se exclui o período de pandemia.

Os dados de vendas no varejo chinês também ficaram abaixo das projeções: apesar de subir 7,4% na taxa anualizada de dezembro, os economistas calculavam algo em torno de 7,7%.

Confira a agenda econômica desta quarta-feira (17)

Horário País Indicador
04h00 Reino Unido CPI (Dezembro)
04h00 Reino Unido PPI (Dezembro)
07h00 Zona do Euro CPI (Dezembro)
08h00 Brasil IGP-10 (Janeiro)
09h00 EUA Índice do Mercado Hipotecário (Semanal)
09h00 Brasil Vendas no Varejo (Novembro)
10h30 EUA Vendas no Varejo (Dezembro)
10h30 EUA Índice de Preços de Exportação e Importação
11h15 EUA Produção Industrial (Dezembro)
12h00 EUA Índice NAHB do Mercado Imobiliário (Janeiro)
14h30 Brasil Fluxo Cambial Estrangeiro
16h00 EUA Livro Bege
18h30 EUA Estoques de Petróleo Bruto API (Semanal)

Editora-chefe
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.