Destaques da Bolsa

Magazine Luiza (MGLU3) salta quase 20% e RD Saúde (RADL3) é a ação com pior desempenho; veja os destaques do Ibovespa na semana

30 ago 2025, 9:52 - atualizado em 29 ago 2025, 18:29
Day Trade, Investimentos, Mercados, Empresas
O Ibovespa engatou a 4ª semana de ganhos consecutivos com apetite generalizado nos mercados em meio à expectativa de corte nos juros dos EUA (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOVengatou a quarta semana consecutiva de ganhos com apoio das expectativas de corte nos juros nos Estados Unidos e o início do ‘trade’ das eleições de 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O principal índice da bolsa brasileira acumulou valorização de 2,50% nos últimos cinco pregões e encerrou a sessão da sexta-feira (29) em nível recorde aos 141 mil pontos.  O Ibovespa também renovou a máxima histórica intradia aos 142.378,69 pontos. Em agosto, o saldo foi positivo em mais de 6%. 

Já o dólar à vista (USBRL) terminou a R$ 5,4220 e teve desvalorização de 0,07% ante o real na semana.

Por aqui, o cenário eleitoral começou a ganhar espaço entre as mesas de operações.

A pesquisa AtlasIntel/Bloomberg, divulgada na última quinta-feira (28), mostrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficaria atrás do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) — candidato com preferência do mercado — em um eventual segundo turno nas eleições do próximo ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tarcísio registrou 48,4% das intenções de voto contra 46,6% de Lula.

Entre os dados, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) recuou 0,14% em agosto — desaceleração menor que a esperada. Segundo a mediana das projeções coletadas pelo Broadcast, esperava-se uma queda de 0,21% neste mês. Apesar disso, trata-se da primeira deflação desde julho de 2023.

Já a Warren destacou que, apesar da deflação, a leitura veio pior do que o esperado, sobretudo pelos núcleos de serviços mais elevados. Para os economistas da casa, a aceleração dos núcleos “levanta um sinal de alerta”.

O governo também anunciou que vai usar a Lei da Reciprocidade Econômica em resposta ao ‘tarifaço’ dos Estados Unidos. O  Ministério das Relações Exteriores acionar a Câmara de Comércio Exterior (Camex) para analisar a aplicação pelo Brasil da Lei.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No exterior, os dados dos Estados Unidos mantiveram a expectativa de afrouxamento monetário pelo Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA) já na próxima reunião de política monetária, em setembro.

A perspectiva foi reforçada com novos dados de inflação. O índice de preços (PCE), referência inflacionária para o Fed, subiu 0,2% em julho e avançou para 2,6% em um ano — acima da meta de 2% perseguida pelo BC norte-americano. Os números vieram em linha com as expectativas.

O mercado ainda acompanhou o embate entre presidente norte-americano, Donald Trump, e  Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA). No início de semana, o chefe da Casa Branca demitiu a diretora Lisa Cook por alegações de impropriedade em empréstimos hipotecários.

Cook entrou com ação contra decisão de Trump. Ainda não há uma decisão sobre o caso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sobe e desce do Ibovespa

A ponta positiva do Ibovespa foi liderada por  Magazine Luiza (MGLU3), com o alívio na curva de juros futuros brasileira — em meio a expectativa de corte nos juros nos Estados Unidos em setembro e o início de um afrouxamento monetário no Brasil no primeiro trimestre de 2026.

Raízen (RAIZ4) também foi destaque com a venda de usinas Rio Brilhante e Passatempo, localizadas no estado de Mato Grosso do Sul, e que têm capacidade instalada de moagem de 6 milhões de toneladas.

Os papéis da empresa sucroalcooleira também foram beneficiadas pela megaoperação contra o crime organizado, mais especificamente do Primeiro Comando da Capital (PCC), envolvendo companhias do setor de combustíveis.

Confira a seguir as maiores altas do Ibovespa entre 25 e 29 de agosto: 

CÓDIGO NOME VARIAÇÃO SEMANAL
MGLU3 Magazine Luiza ON 18,70%
RAIZ4 Raízen ON 12,50%
VAMO3 Vamos ON 12,18%
VBBR3 VIBRA energia ON 11,30%
PCAR3 GPA ON 11,15%
MRFG3 Marfrig ON 9,82%
BRKM5 Braskem PN 9,59%
UGPA3 Ultrapar ON 9,28%
HAPV3 Hapvida ON 8,87%
SMTO3 São Martinho 8,14%
  • E MAIS: Junte-se à comunidade de investidores do Money Times para ter acesso a reportagens, coberturas, relatórios e mais; veja como

Já a ponta negativa do Ibovespa foi encabeçada por  RD Saúde (RADL3), em meio à realização dos lucros recentes. No mês, a ação da rede de farmácias acumulou valorização de cerca de 30% e figurou com o papel com melhor desempenho do índice.

Veja as maiores quedas na semana:

CÓDIGO NOME VARIAÇÃO SEMANAL
RADL3 RD Saúde ON -6,00%
RAIL3 Rumo ON -3,45%
SUZB3 Suzano ON -2,44%
EMBR3 Embraer ON -1,80%
NATU3 Natura ON -1,42%
VIVT3 Telefônica Brasil ON -1,34%
CPLE6 Copel PN -0,83%
CPFE3 CPFL Energia ON -0,78%
PRIO3 PRIO ON -0,47%
COGN3 Cogna ON -0,34%

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
liliane.santos@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar