BusinessTimes

‘Destruição’ da Petrobras (PETR4) não acontecerá do dia para noite, diz gestor da Mantaro

24 ago 2022, 14:51 - atualizado em 24 ago 2022, 15:02
Petrobras
Gestor não vê mudanças na companhia em caso de vitória do presidente. (Imagem: Bloomberg)

Gestor da Mantaro Capital – casa que surgiu neste ano a partir da cisão da Pacífico -, Leonardo Rufino diz que segue comprado em Petrobras (PETR4) e Banco do Brasil (BBAS3), mesmo com o uso político das empresas no centro do debate eleitoral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No caso da petroleira, no pós-eleição a “destruição” teria que acontecer do dia para a noite para a ação não valer mais a pena, levando em conta a “assimetria brutal” dos preços, avalia – algo que o gestor diz considerar improvável.

“Se o governo quiser construir uma refinaria, vai demorar [para concretizar o plano]”, exemplifica o também sócio da casa com cerca de R$ 700 milhões sob gestão.

Rufino afirma que é maior o risco de alta do que de baixa para os papéis. “O mercado tem um pessimismo enorme com a vitória do [ex-presidente] Lula (PT), mas Lula não é Dilma [Rousseff]”.

Piora em PETR4 e BBAS3?

Para o gestor, uma eventual vitória do atual líder das pesquisas de intenção de voto não implicaria em uma “irracionalidade” na gestão das estatais – embora possa haver uma piora, pondera.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele diz que considera o presidente da República mais importante do que os mecanismos de proteção contra ingerência como a Lei das Estatais.

“O Lula não é chegado a arroubos”, afirma. “Se fosse Ciro [Gomes, do PDT] que estivesse à frente nas pesquisas, ação ficaria lá embaixo de qualquer forma”.

O gestor não vê mudanças na companhia em caso de vitória do presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Segundo ele, o essencial sobre Petrobras e Banco do Brasil é que se tratam de estatais. “Sendo estatal, depende muito do governo [a atuação da companhia]”. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.