BusinessTimes

Deutsche Bank avalia reduzir tempo no escritório no Reino Unido

13 mar 2021, 10:00 - atualizado em 12 mar 2021, 15:38
Agência do Deutsche Bank
A mudança em direção a uma divisão permanente do escritório foi posteriormente quantificada na terça-feira pela IWG, maior proprietária de escritórios flexíveis do mundo (Imagem: REUTERS/ Andrew Kelly)

O debate sobre o futuro do escritório está caminhando para uma conclusão firme: os trabalhadores passarão mais dias da semana longe dele.

Com o fim das restrições no Reino Unido à vista, o Deutsche Bank está considerando permitir que a equipe britânica trabalhe em casa de um a três dias por semana. A Standard Life Aberdeen espera que os trabalhadores passem uma quantidade de tempo semelhante em casa e está reformando os escritórios para atender a essas demandas.

A mudança em direção a uma divisão permanente do escritório foi posteriormente quantificada na terça-feira pela IWG, maior proprietária de escritórios flexíveis do mundo. Segundo a empresa, o trabalho híbrido gerou um boom de grandes firmas que buscam um acesso mais flexível às suas 3.300 locações.

Exigir que os funcionários voltem ao escritório cinco dias por semana “parece para mim um pouco como uma oportunidade desperdiçada,” Tiina Lee, CEO do Deutsche Bank no Reino Unido disse em entrevista à Bloomberg TV na segunda-feira. O feedback da equipe indica que eles querem trabalhar em casa pelo menos um a três dias por semana e “isso é algo que estamos procurando explorar”.

Lee também disse que o Deutsche Bank diferenciará suas políticas de trabalho remoto de acordo com as funções e indicou que os operadores podem ter menos dias de trabalho em casa do que outros funcionários.

O maior banco da Alemanha vem discutindo uma nova política para trabalho remoto há meses, enquanto busca reduzir os custos imobiliários e se adapta às novas necessidades dos funcionários. A Bloomberg relatou anteriormente que o banco poderia permitir que os funcionários trabalhem em casa dois dias por semana.

‘Reforma extrema’

A SLA está “conduzindo uma reforma radical” em seu escritório principal em Londres e renovou sua sede em Edimburgo, o CEO Stephen Bird disse em teleconferência com repórteres na terça-feira. “Nós reconfiguramos o escritório para o trabalho híbrido. Após um longo período de trabalho em casa, precisamos realmente atrair nossos funcionários de volta aos escritórios, mas não em tempo integral.”

A empresa mudou seu foco para escritórios de plano aberto, que terão mais áreas de reunião para brainstorming, disse Bird.

O CEO da TP ICAP, Nicolas Breteau, disse em teleconferência de resultados na terça-feira que sua empresa está implementando um modelo híbrido em que a equipe de back-office pode trabalhar em casa até dois dias por semana.

A Nippon Telegraph & Telephone do Japão assinou acordo que permitirá que seus 300.000 funcionários acessem qualquer um dos escritórios globais da IWG.

A demanda por espaço para escritórios se recuperou mais rapidamente em cidades menores e mais próximas de onde as pessoas moram, disse o CEO da IWG, Mark Dixon, em entrevista por telefone.

“O problema nas grandes cidades está realmente relacionado ao deslocamento diário”, disse Dixon. “Isso é o que vai acontecer depois que isso acabar, e é isso que torna o trabalho híbrido e flexível tão atraente.”