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Dia anuncia recuperação judicial: O que acontecerá com a empresa no Brasil?

21 mar 2024, 16:58 - atualizado em 21 mar 2024, 16:58
dia supermercados recuperação judicial
O Dia manteve em operação apenas 244 lojas em São Paulo, enquanto enfrenta recuperação judicial (Imagem: Reuters/Niharika Kulkarni)

A rede de supermercados Dia anunciou hoje (21) a entrada de um pedido de recuperação judicial no Brasil. A decisão ocorre após a rede espanhola comunicar o fechamento de 343 supermercados e três centros de distribuição no país.

De acordo com o Valor Econômico, a dívida total é de R$ 1,1 bilhão, com R$ 268 milhões do valor em dívidas com bancos.

Apenas 244 lojas em São Paulo serão mantidas, e a expectativa de faturamento para 2024 deve ser de 2,5 bilhões, uma redução dos R$ 3,9 bilhões observados no ano anterior.

Segundo a empresa, o objetivo da recuperação judicial é fornecer auxílio para dar continuidade às operações no país, afirmando que a rede em outros países, como Espanha e Argentina, não foi impactada.

O que acontecerá com o Dia?

Para Leonardo Adriano Ribeiro Dias, head Contencioso, Arbitragem e Insolvência no Marcos Martins Advogados, o “fechamento de lojas pode ser uma estratégia ou mesmo uma necessidade da empresa em crise”.

“Durante a recuperação judicial, é comum a escassez de crédito e de caixa, além da desconfiança de fornecedores, o que pode levar ao fechamento de mais lojas, caso a empresa não tenha se preparado adequadamente”, complementa.

Ele afirma que o cenário é diferente da Subway, que entrou com um pedido de recuperação judicial recentemente. São empresas de setores diferentes com causas de crise distintas.

“No caso do Dia, houve trocas frequentes de CEO e erros estratégicos e de posicionamento.”

“Porém, pode haver causas comuns, relacionadas ao aumento de taxas de juros nos últimos anos e às crises no comércio, que ainda sentem os impactos da Covid”, afirma Leonardo.

Para ele, ainda é cedo para falar em falência da rede Dia, algo que a recuperação judicial tenta evitar.

“Contudo, se quiser ter sucesso, a empresa deverá rever sua estrutura de negócios e tomar medidas que garantam sua eficiência operacional e sua manutenção no mercado de forma competitiva e rentável”.

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Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
giovanna.pereira@moneytimes.com.br
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