Economia

Dia das Crianças: Ticket médio do presente sobe 8% em 2019, diz Boa Vista

07 out 2019, 16:54 - atualizado em 07 out 2019, 16:54
O levantamento também identificou que 65% dos entrevistados comprarão presente para a data, queda de 5 pontos percentuais (p.p.) em relação ao ano passado (Arquivo/Agência Brasil)

O ticket médio dos presentes do Dia da Criança desde ano será de R$ 206, um aumento de 8% em relação ao valor médio gasto em 2018.

O número é fruto da Pesquisa Hábitos de Consumo feita pela Boa Vista para o Dia da Crianças, que ouviu cerca de 600 consumidores em todo o país. A alta é superior à inflação de 3,4% no período.

Além disso, o levantamento identificou que 65% dos entrevistados comprarão presente para a data, queda de 5 pontos percentuais (p.p.) em relação ao ano passado, enquanto 70% dos consumidores afirmaram que comprariam presentes para o Dia das Crianças.

Os 41% dos entrevistados que pretendem comprar presentes neste Dia das Crianças irão gastar o mesmo valor do presente de 2018, ao passo que 40% irão gastar mais em 2019. Por fim, 19% dos consumidores vão comprar um presente mais barato este ano.

Forma de pagamento

Cerca de 55% pretendem pagar o presente à vista e 45% de forma parcelada (aumento de 13 p.p. em relação ao ano passado). Dentre os que pagarão a compra à vista, 41% utilizarão dinheiro em espécie, 32% no cartão de débito, 19% no cartão de crédito, 8% no carnê ou boleto e 1% com cheque.

Já entre os 45% que parcelarão o valor do presente, 93% usarão o cartão de crédito, 6% o carnê ou boleto, 1% o cartão de débito programado.

Não comprarão presente

Entre os consumidores ouvidos, 35% não comprarão presentes na data, e os principais motivos são: 39% porque estão endividados, 22% desempregados, 19% por necessidade de contenção de despesas, 11% priorizarão pagar as contas da casa (água, luz, escola, etc.), 6% devido ao aumento dos preços, da inflação e das taxas de juros e 3% pela redução da renda familiar e do salário.

Tipo de presente

Conforme o esperado, os brinquedos continuam sendo a principal opção para presentear os pequenos neste Dia das Crianças, com 52% das menções dos consumidores entrevistados.

Em segundo lugar ficam os itens de vestuário e calçados, com 22%. Eletrônicos (TV, tablet, videogame, smartphone, etc) foram citados por 16%, enquanto 5% pretendem presentear a criança com opções de entretenimento (cinema, parque, teatro, etc).

Livros, CDs e DVDs serão a opção de outros 3%. 2% darão uma viagem de presente a criança. 1% dos entrevistados dará outro tipo de presente não especificado. O gráfico abaixo ilustra os dados citados.

O levantamento também identificou que 47% dos consumidores que comprarão presentes para a data pretendem presentear os filhos; 26% os sobrinhos, 14% afilhados, 8% netos e, por fim, 5% presentearão outras crianças.

38% dos consumidores compraram os presentes em lojas online, enquanto o restante (71%) comprará em lojas físicas

Local de compra do presente

Os consumidores que vão comprar presentes para o Dia das Crianças em lojas online somam 38%, enquanto o restante (71%) comprará em lojas físicas.

Destes, 42% em lojas de rua/bairro, 34% em shoppings centers, 22% em grandes redes varejistas ou lojas de departamento, e 2% em super/hipermercados.

Aplicação financeira como presente

Quando questionados se trocariam o presente por uma modalidade de investimento, pensando no futuro da criança, 47% dos consumidores afirmaram que sim. Dentre eles, 59% optariam pela poupança, 14% por fundos, ações ou CDB (Certificado de Depósito Bancário), 7% pela previdência privada, 10% por títulos de capitalização e outros 10% por outros tipos de investimentos.

Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
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