Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Direto de Cannes: Dove, Getty Images e Shonda Rimes discutem estereótipos femininos

21/06/2019 - 16:25

Por Giovanna Ricci – Jornalista com expertise em propaganda há mais de uma década em grandes agências

Um dos painéis mais disputados do Cannes Festival 2019 discutiu a maneira como as mulheres são representadas pela publicidade. Um dado impactante mostra que 70% delas não se veem representadas pelas campanhas. Isso significa que 7 em 10 mulheres não se enxergam nas imagens promovidas pelos anunciantes. 

Direto de Cannes: Wendy’s – Lições de uma brand love

Isso acontece pois a propaganda coloca a mulher de maneira irreal. Dove em parceria com Getty Images, um dos maiores players de imagens, incentivou a inclusão de imagens mais reais nos arquivos, que representassem de fato as mulheres.

Intitulada #ShowUs é belíssima iniciativa, algo concreto para quebrar os estereótipos publicitários. O projeto, apoiado pela plataforma Girlgaze – uma empresa que promove e destaca fotógrafas e diretoras de arte em ascensão, visava criar o maior banco de imagens do mundo apenas com mulheres reais.

De acordo com Rebecca Swift, o banco da Getty Images é bem rico, mas as pessoas acabam buscando por estereótipos e assim alimentas os algorítimos a trabalharem nesse sentido.

Outro dado interessante que foi apresentado no painel diz respeito a relação entre representatividade e engajamento. Filmes que tem mais diversidade no casting tendem a ser mais aceitos pelo público. O mesmo acontece com programas de TV. O que nos leva a seguir a lógica e relacionar que o mesmo deve acontecer com a publicidade.

Padrão de beleza é algo presente nos quatro cantos do mundo, da Índia ao Brasil.

Ter esse tipo de discussão no auditório principal de Cannes, mostra o momento em que estamos, de virada de jogo, de disrupção.

Por fim, a mensagem que ficou foi que devemos parar de deixar que outras pessoas nos definam, afinal, não é necessário ser endossado por ninguém.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Renan Dantas - 21/06/2019 - 16:25

Cotações Crypto
Pela Web