BusinessTimes

Dividendos: Vale (VALE3) ainda é a melhor ação? Veja o que diz levantamento com 22 analistas

07 mar 2023, 14:20 - atualizado em 07 mar 2023, 14:20
Invicta: Vale continua sendo a principal aposta das carteiras recomendadas de dividendos dos analistas (Imagem: REUTERS/Yusuf Ahmad)

A ação da Vale (VALE) ainda é a campeã de indicações nas carteiras recomendadas de dividendos, conforme apurou o Money Times, com base nas carteiras de 22 bancos e corretoras.

Em março, o papel recebeu 14 indicações no total. O segundo lugar ficou com Banco do Brasil (BBAS3), que recebeu 10 indicações, enquanto o Itaú (ITUB4) é o terceiro colocado, com nove recomendações de compra.

Por que comprar Vale?

Para o PagBank, a reabertura da economia da China segue sendo um dos principais catalisadores para a Vale, pois o minério de ferro tenderá a se manter em patamares elevados. Para o banco digital, essa valorização beneficia diretamente a mineradora, principalmente na geração de caixa.

O PagBank diz ainda que, no quarto trimestre de 2022, a Vale se beneficiou de maiores preços realizados de minério de ferro, níquel e cobre, mantendo seus custos estáveis.

Em linha com a perspectiva, o Santander menciona que a empresa está bem posicionada dentro da indústria global de minério de ferro.

“Esperamos que a demanda por minério de ferro de alta qualidade continue decente no curto prazo, beneficiando a empresa devido ao incremento do projeto S11D (localizado no município de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará), que aumentou a oferta da commodity de maior qualidade da companhia”, afirma.

Em relação a divisão dos metais básicos, a Ativa Investimentos diz que este é um dos principais gatilhos de longo prazo para a Vale, sendo um pilar que a companhia está olhando cada vez mais com atenção.

O analista da corretora, Ilan Arbetman, afirma que o investidor encontra na companhia o melhor dos dois mundos: um case tanto de valor, com as operações de minério de ferro consolidadas, quanto de crescimento, via cobre e níquel.

Veja as ações mais recomendadas para março:

Empresas Indicações
Vale 14
Banco do Brasil 10
Itaú 9
BB Seguridade 8
Engie Brasil 8
Gerdau 7
Alupar 6
CPFL 6
Vivo 6
Petrobras 6
Taesa 6

Levantamento

O levantamento do Money Times foi realizado com base em informações de carteiras recomendadas divulgadas por 22 instituições. Para março, foram indicadas 58 ações, somando 175 recomendações.

Participaram do levantamento Warren, XP Investimentos, Terra Investimentos, Santander, Safra, Planner, PagBank, Órama, Nova Futura, MyCap, Mirae, Itaú BBA, Inter, Genial Investimentos, Guide Investimentos, Empiricus Investimentos, Eleven, Nu Invest, BTG Pactual, BB Investimentos, Ativa Investimentos e Ágora Investimentos.

Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
Linkedin
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
Linkedin