Tecnologia

Do ‘hype’ ao ‘help’: Google estuda como inovar com a Inteligência Artificial; entenda

17 abr 2024, 12:54 - atualizado em 17 abr 2024, 12:54
Google, Empresas, Inteligência Artificial, IA, AI, Tecnologia
46% dos usuários utilizaram algum serviço do Gen IA nos últimos 12 meses, mostram dados internos do Google (Imagem: Divulgação/Google)

A Inteligência Artificial (IA) vem se tornando uma grande ferramenta para o mercado de trabalho, e o Google segue em busca de modernizar o seu recurso que integra conteúdos de IA generativa, o Search Generative Experience (SGE), aos clientes e parceiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Eu costumo dizer que a AI (Inteligência Artificial), consegue fazer três coisas: a primeira coisa é gerar mais receita, todo mundo que trabalha precisa de mais receita e mais negócio. A segunda é gerar mais eficiência e mais produtividade. E a terceira é fazer coisas de uma maneira, como não foram feitas até agora, porque a inteligência artificial ajuda a fazer de uma maneira diferente”, diz Fábio Coelho, Presidente do Google Brasil.

Segundo dados apresentados durante o evento “Think with Google”, realizado em São Paulo na terça-feira (17), em uma média global geral, 38% dos usuários utilizaram algum serviço do Gen IA nos últimos 12 meses. No Brasil, esse número sobe para 46%.

“Há pouco tempo, quando a gente queria pesquisar algum produto, ‘dar um Google’ significava escrever algumas palavras na Busca. Hoje, com a IA, dar um Google é muito mais que isso. Você pode buscar o que quer, na forma de texto, imagem — e até voz. Não só ficou bem mais simples buscar, como também o nível de detalhes nos resultados é muito maior. E este tipo de experiência é, justamente, o que as pessoas esperam”, destaca Coelho.

Google e a IA: Hype ou Help?

O presidente do Google pontua que é importante que o ‘hype’, se torne um ‘help’. Uma válvula não somente para lazer, como também para o uso profissional, que de fato auxilie a vida do cliente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para se tornar uma ferramenta de ajuda, a plataforma deve conter “soluções utilitárias”, que tirem a complexidade, e mostrem que ela está aqui “para ajudar o brasileiro a se conectar”.

“Não é só de Hype que a gente vive”, afirma Coelho. “Tá na hora da gente colocar a inteligência artificial para trabalhar para vocês”.

Segundo o diretor-geral do Google Customer Solutions no Brasil, “organizar bases de dados com informações relevantes, como histórico de conversões, dados de compra e interações com a marca, será fundamental para acelerar os resultados obtidos com IA”.

Gemini: Plataforma de IA que veio para competir com o ChatGPT

Em dezembro de 2023, o Google lançou o seu mais ambicioso projeto, o Gemini, que consiste em uma nova plataforma de Inteligência Artificial (IA). A empresa apresentou em seu anúncio de lançamento como o “maior e mais capaz modelo de IA”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diferente dos outros modelos de IA existentes no mercado, nos quais apenas suportam uma solicitação, sendo elas imagens ou vídeos, o Gemini busca ser “multimodal”, ou seja, a companhia espera que a ferramenta suporte vários tipos de mídia, combinando imagens, áudio, texto, vídeo e até mesmo códigos de programação.

“Essa nova era de modelos representa um dos maiores esforços de ciência e engenharia que empreendemos como empresa”, disse Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet, em comunicado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações.
vitoria.pitanga@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar