Dois livros para entender mais sobre o Irã
Os protestos deste início de ano colocaram o Irã novamente em foco no noticiário internacional. O “país dos aiatolás” tem 90 milhões de habitantes e já tinha figurado no noticiário nacional no ano passado devido ao conflito com os Estados Unidos envolvendo o tarifaço e o conflito entre Israel e Hamas.
Na ocasião, o foco de tensão era o Estreito de Ormuz, que dá vazão a mais de 20% do petróleo e derivados consumidos no mundo todo. Se o Irã decidisse fechar o Estreito, as consequências seriam imprevisíveis e globais.
Os protestos da vez têm um estopim econômico: a inflação subiu quase 60% e a moeda local perdeu 40% de valorização no último ano.
Aliado a isso, há uma mudança demográfica em curso no Irã. Mais de 40% da população têm menos de 29 anos. São jovens, urbanos e conectados que não têm mais o mesmo apreço pelo regime – e suas censuras, como a restrição à internet.
Esforços retóricos à parte, o Irã vive uma ditadura teocrática há décadas e passou certo tempo sendo visto com leniência por alguns países do Ocidente. Mas tudo há uma razão de ser, não se engane.
E para entendê-las, indico dois livros lançados sobre o tema, de gente que realmente sabe o que está dizendo.
O primeiro é “Todos os Homens do Xá”, escrito pelo jornalista e ex-correspondente do The New York Times, Stephen Kinzer. Nesse livro, o autor explica como um governo democraticamente eleito no Irã foi deposto com a ajuda dos americanos e deu lugar à ditadura monarquista ainda nos anos 1950 – aliás, esse contexto é essencial para entender a relação EUA e Irã e é desconhecido por muita gente.
Indico ainda “Persépolis“. O formato é inusitado, um livro em quadrinhos. Mas vale muito a experiência: quem escreve é a iraniana Marjari Satrapi, que compartilha um relato autobiográfico sobre sua vida em meio ao regime iraniano e tudo o que ele impõe às famílias.
Ao que tudo indica, o Irã deve continuar em foco nos próximos tempos e, pode ser uma boa experiência dar contexto aos desdobramentos que virão. Esses livros podem ser uma boa experiência neste aspecto. Leia e me conte o que achou.
Todos os homens do Xá
Autor: Stephen Kinzer
Editora: Bertrand Brasil
Nota na Amazon: 4.7 (5)
Persépolis
Autora: Marjari Sapatri
Editora: Quadrinhos na Companhia
Nota na Amazon: 4.6 (5)