Mercados

Dólar opera entre perdas e ganhos nesta sexta-feira (10)

10 jun 2022, 9:07 - atualizado em 10 jun 2022, 9:13
Dólar
Mercados aguardam os dados da inflação ao consumidor nos EUA, que poderão influenciar na decisão de política monetária. (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic)

O dólar (USDBLR) abriu esta sexta-feira (10) entre perdas e ganhos, com a aversão ao risco dos mercados internacionais. Investidores aguardam dados de inflação americana e digerem medidas de lockdown na China.

Por volta das 9h05, a moeda americana caía 0,17%, a R$ 4,8979. Na véspera, a divisa subiu 0,53%, a R$ 4,9166, permanecendo acima de sua média móvel diária de 50 dias, patamar técnico importante.

Os maiores patamares do pregão de ontem foram alcançados com impulso do exterior, afirmaram vários participantes do mercado, à medida que o índice do dólar contra uma cesta de pares fortes avançava, beneficiando-se do enfraquecimento do euro em meio a temores sobre o impacto do aperto monetário do Banco Central Europeu (BCE) no crescimento econômico.

O que mexe com os mercados hoje

Os mercados aguardam os dados da inflação ao consumidor nos EUA, que poderão influenciar na decisão de política monetária do Federal Reserve na próxima semana. Segundo a Reuters, o consenso aponta para uma inflação de 8,3% no acumulado anual de maio.

Para a XP Investimentos, dados acima do esperado poderão catalisar uma resposta mais contracionista do banco central americano, enquanto dados abaixo do esperado poderão reforçar a narrativa de que a inflação nos EUA chegou ao topo.

Na Europa, o BCE confirmou sua intenção de subir a taxa básica de juros em 25 bps na próxima reunião em julho e revisou suas expectativas de crescimento para baixo (2,8%) e inflação para cima (6,8%) em 2022.

Na China (+1,5%), a inflação ao produtor (PPI) registrou 6,4% no acumulado anual de maio, em linha com as expectativas e apresentando uma forte desaceleração vs. os 8% reportados em abril.

A queda na inflação chinesa alimentou as expectativas por novos estímulos econômicos, conforme destaca a XP.

*Com informações da Reuters

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.