Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Dólar avança ante real em dia de Ptax de fim de mês

30/07/2021 - 9:19
Dólar
Às 10:21, o dólar avançava 0,37%, a 5,0981 reais na venda (Imagem: Pixabay/geralt)

O dólar ganhava terreno contra o real nesta sexta-feira, dia de negociações voláteis devido ao fechamento da Ptax de fim de mês, enquanto as expectativas dos investidores se concentravam na próxima reunião de política monetária do Banco Central do Brasil.

Às 10:21, o dólar avançava 0,37%, a 5,0981 reais na venda. O dólar futuro negociado na B3 tinha alta de 0,37% a 5,098 reais.

A moeda norte-americana apresentava oscilações intensas nesta manhã, variando muitos centavos em pouquíssimo tempo.

Na máxima do dia, alcançada às 9h18, o dólar spot saltou 1,26%, a 5,1435 reais na venda, para, no minuto seguinte, chegar a ser negociado na casa dos 5,11 reais.

Vários analistas chamavam a atenção para a briga entre comprados e vendidos antes da formação da Ptax de fim de mês.

A Ptax é uma taxa de câmbio calculada pelo BC, que serve de referência para liquidação de derivativos. No fim de cada mês, agentes financeiros costumam tentar direcionar a Ptax para níveis mais convenientes a suas posições.

Enquanto isso, o foco dos investidores estava nas políticas monetárias tanto do Brasil quanto dos Estados Unidos. Na semana que vem, o Banco Central do Brasil pode promover alta acentuada de 1 ponto percentual na taxa Selic, projetaram grandes bancos recentemente.

A elevação, se confirmada, tem potencial para pressionar a moeda norte-americana, somando-se ao posicionamento “dovish” do Federal Reserve em seu último encontro, na quarta-feira.

O chair do banco central dos EUA, Jerome Powell, afirmou que aumentos de juros no país seguem distantes, acalmando temores dos investidores sobre um aperto monetário precoce.

“Como o Fed não sinalizou uma desestimulação da economia, os investidores começam a voltar seus olhos para moedas de países emergentes”, explicou à Reuters Lucas Schroeder, diretor de operações da Câmbio Curitiba. “Como o movimento interno é o oposto, de aumento da Selic, isso pode estimular a entrada de recursos.”

Com esse cenário, o dólar spot caiu 0,60% na última sessão, a 5,0795 reais na venda, mínima desde 2 de julho (5,0523 reais).

Jerome Powell
O chair do banco central dos EUA, Jerome Powell, afirmou que aumentos de juros no país seguem distantes, acalmando temores dos investidores sobre um aperto monetário precoce (Imagem: REUTERS/Kevin Lamarque)

No entanto, alertou Schroeder, os aspectos promissores para o real são compensados por um cenário político doméstico incerto, bem como pela disseminação da Covid-19. Recentemente, a cepa Delta do coronavírus, altamente contagiosa, tem preocupado os investidores internacionais.

“O cenário brasileiro é delicado, porque envolve a questão política; ontem mesmo vimos atrito de Bolsonaro com Barroso”, disse ele. “Isso acaba trazendo riscos para o investidor.”

Em live na quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro não apresentou provas, como havia prometido, para embasar suas recorrentes denúncias de fraudes eleitorais, e voltou a criticar a atuação do presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, que é contrário à mudança do atual sistema de votação.

Última atualização por Rafael Borges - 30/07/2021 - 10:27

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto