CryptoTimes

Dólar digital: representante do Congresso pede por mais transparência do Fed

12 jun 2020, 8:06 - atualizado em 23 mar 2021, 7:55
Bandeira dos EUA
Caso o Fed esteja desenvolvendo uma CBDC, representante Emmer pede que haja mais transparência sobre o processo (Imagem: Pixabay)

Tom Emmer, representante dos EUA, afirmou nessa quinta-feira (11) que o Federal Reserve deve ser mais aberto sobre suas iniciativas de pesquisa e desenvolvimento com foco em uma moeda digital emitida por banco central (CBDC, na sigla em inglês).

Os comentários de Emmer aconteceram durante a reunião da Força-Tarefa sobre Tecnologia Financeira do Comitê de Serviços Financeiros para discutir tópicos como o dólar digital em pagamentos de emergência realizados durante crises nacionais como a pandemia da COVID-19.

Durante seu discurso, Emmer falou sobre a iniciativa do Fed, chamando-a de “um processo que eu apoio bastante mas que, infelizmente, não recebeu o nível de consideração pública e transparência que considero ser extremamente fundamental para tal fim”.

“O dólar está mudando e americanos merecem saber tudo o que está acontecendo e o que terão de considerar para certificar que seus líderes continuam a garantir sua liberdade e seus meios de câmbio.”

Em fevereiro, Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, falou sobre o desenvolvimento de uma CBDC: “estamos trabalhando bastante nela. Temos diversos projetos acontecendo, muitas iniciativas sendo desenvolvidas sobre ela neste momento”.

Ainda assim, ele enfatizou que o Fed não tomou uma decisão final se irá continuar com o lançamento da CBDC.

Durante suas considerações iniciais, Emmer enfatizou a necessidade de novos sistemas de pagamento abertos e imediatamente disponíveis, comentando que “dinheiro é uma infraestrutura pública de pagamentos”.

Emmer é copresidente da Bancada Congressional de Blockchain e já promoveu uma série de projetos de leis com foco nessa tecnologia.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.