Mercados

Dólar cai e Ibovespa futuro sobe em quinta pós Copom; veja o que move os mercados

04 ago 2022, 9:08 - atualizado em 05 ago 2022, 9:09
Mercados
Dólar cai e Ibovespa futuro sobe na abertura desta quinta (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O dólar operava entre perdas e ganhos na abertura do pregão desta quinta-feira (04), com um sinal positivo vindo dos mercados internacionais. Por volta das 9h02, a moeda recuava 0,05%, a R$ 5,2791. 

A moeda norte-americana fechou o pregão de quarta-feira (03) em leva queda de 0,02%, vendida a R$ 5,278.

Ainda nesta manhã, o Ibovespa futuro abria o dia em alta, com o mercado digerindo a decisão do Banco Central sobre a nova taxa básica de juros brasileira. Às 9h05, o índice valorizava 0,23%, cotado a 104,7 mil pontos.

Na véspera, o índice futuro fechou o pregão no verde, com alta de 0,21%, a 104.455 pontos.

Mercados hoje

Ibovespa hoje: Mercados reagem à decisão do Copom, em dia de exterior positivo

Ibovespa deve abrir hoje dividido entre o sinal positivo vindo dos mercados internacionais e a reação dos ativos domésticos ao aumento da taxa Selic para 13,75% ontem. A porta aberta deixada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) para a próxima reunião tende a influenciar os negócios com dólar e juros futuros, respingando na bolsa.

No comunicado que acompanhou a decisão, o Copom afirma que “avaliará a necessidade de um ajuste residual, de menor magnitude”, indicando que ainda cabe uma alta de 0,25 ponto porcentual em setembro. Porém, a interpretação da mensagem nunca é fácil.

Há quem diga que ainda cabe mais uma ou quiçá duas altas no juro básico. Outros já vislumbram o fim do ciclo de aperto da Selic, iniciado em março do ano passado, quando a taxa estava no piso histórico de 2%.

Nesse embate, Ibovespadólar e as taxas dos DIs devem ficar divididos, aguçando a volatilidade, em meio à agenda econômica mais fraca no dia. Ainda assim, algum prêmio de risco deve ser retirado no “miolo da curva” de juros futuros, aliviando a pressão sobre os negócios locais

*Com Olivia Bulla

Money Times é Top 8 em Investimentos!

Se você conta com as notícias do portal para se manter sempre bem-informado sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos, vote e ajude o Money Times a se tornar o melhor site de investimentos do Brasil. Clique aqui e deixe seu voto!

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.