Câmbio

Dólar sobe após tarifaço de Trump e real é a 3ª moeda que mais perdeu valor no mundo desde então; veja lista

09 abr 2025, 15:26 - atualizado em 09 abr 2025, 15:41
dolar-real-moeda-renda fixa
(Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes)

O dólar se valorizou em relação a mais de 58 moedas em todo o mundo, após o tarifaço promovido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que chamou aa última quarta-feira (2) de “Dia da Libertação”. O real foi a terceira moeda que mais perdeu valor frente ao dólar desde então, com desvalorização de 5,1%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A moeda americana chegou a ultrapassar os R$ 6 na manhã desta quarta-feira (9), algo que não ocorria desde janeiro. Com a pausa nas tarifas anunciada por Trump, o dólar passou a recuar.



No ranking das moedas mais desvalorizadas, o primeiro lugar ficou com o dinar, da Líbia, que perdeu 13,2% de valor ante o dólar. Em segundo, à frente do real, fica o peso colombiano, com desvalorização de 5,8%.

O levantamento foi realizado pela Austin Rating e considerou 118 países. A agência classificadora de risco utilizou dados de taxas de câmbio com a Ptax, divulgada pelo Banco Central (BC), como referência.

Apesar do cenário de incerteza, 32 países observaram suas moedas se valorizarem em comparação com a moeda americana. Foi o caso do Franco suíço, que cresceu 3%, o iene, do Japão, que subiu 2%, em relação ao dólar.

Veja as 10 das moedas que se desvalorizaram 

Ranking País Moeda Desvalorização frente ao dólar de 2 a 8 de abril
1 Líbia dinar -13,20%
2 Colômbia peso colombiano -5,80%
3 Brasil real -5,10%
4 Noruega coroa norueguesa -4,70%
5 Venezuela bolivar soberano -4,60%
6 Austrália dólar australiano -4,50%
7 Chile peso chileno -4,40%
8 África do Sul rande -4,30%
9 Namíbia dólar da Namíbia -4,20%
10 Essuatíni lilangeni -4,20%
  • E MAIS: O que há de mais importante no mercado financeiro hoje? O programa Giro do Mercado mostra as principais notícias para o seu bolso todos os dias, às 12h

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
gustavo.silva@moneytimes.com.br
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar