Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Dólar sobe para R$ 4,08, com atenções voltadas para panorama externo

09/09/2019 - 12:45
Dólar
Mercado atento às divulgações de dados econômicos globais para mais sinais sobre a condução da política monetária por parte dos bancos centrais (Imagem: Reuters/Ricardo Moraes)

O dólar subia contra o real nesta segunda-feira, depois de ter iniciado as operações em queda, com agentes do mercado de olho nas divulgações de dados econômicos globais para mais sinais sobre a condução da política monetária por parte dos bancos centrais.

Às 12:42, o dólar avançava 0,53%, a 4,0838 reais na venda.

Na sexta-feira, o dólar teve queda de 1,783%, a 4,1051 reais na venda.

Na B3 (B3SA3), o dólar futuro subia 0,26%, a 4,0790 reais.

Para Alessandro Faganello, operador de câmbio da Advanced Corretora, dados melhores do que o esperado sobre exportações da Alemanha e expectativa de mais estímulos por parte da China ajudavam a compensar a cautela antes das decisões de política monetária dos principais bancos centrais.

“O dia é em geral positivo, mas a falta de catalisadores noticiosos mais precisos sobre o futuro dos juros nas principais economias ainda deixa um rastro de cautela”, afirmou.

As moedas emergentes pares do real operavam mistas, com o rand sul-africano se valorizando frente ao dólar e o peso mexicano registrando perdas. Contra uma cesta de moedas, a moeda norte-americana tinha leve queda de 0,09%, a 98,310.

Nesta semana, o destaque será a postura do Banco Central Europeu, que na quinta-feira divulgará sua decisão sobre a política monetária, com operadores apostando em uma redução dos juros.

As autoridades do Federal Reserve, por sua vez, irão se reunir nos dias 17 e 18 de setembro para uma decisão sobre a taxa de juros. Jerome Powell, chairman do Federal Reserve, na semana passada reafirmou que o Fed continuará agindo “conforme apropriado” para sustentar a expansão econômica dos Estados Unidos.

Nesta segunda-feira, os juros futuros dos EUA indicavam que operadores veem 91,2% de chance de o Fed cortar juros em 0,25 ponto percentual na próxima reunião, e 8,8% de chance de a autoridade monetária manter a política monetária estável, de acordo com a ferramenta Fedwatch do CME Group.

Na cena doméstica, o BC vendeu todos os 580 milhões de dólares em moeda física nesta sexta-feira e negociou ainda todos os 11.600 contratos de swap cambial reverso ofertados –nos quais assume posição comprada em dólar.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Leia mais sobre: Dólar, Mercados, Moedas, Reuters

Última atualização por Valter Outeiro da Silveira - 09/09/2019 - 12:45