Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Dona da Zara acelera exportações para Ásia com volta do consumo

08/04/2020 - 11:26
Zara Empresas Varejo
O tráfego começa a aumentar no aeroporto de Saragoça, onde mais de 75% do espaço é destinado à Inditex, dona da marca de roupas Zara (Imagem: Reuters/Rodrigo Garrido)

O principal aeroporto de importação e exportação da Inditex na Espanha acelera o ritmo diante da retomada dos negócios na Ásia, que foi atingida por restrições para conter o coronavírus no início do ano.

O tráfego começa a aumentar no aeroporto de Saragoça, onde mais de 75% do espaço é destinado à Inditex, dona da marca de roupas Zara, de acordo com Marcos Díaz, diretor do aeroporto controlado pela AENA.

Embora o aeroporto tenha registrado pequena queda da atividade no início do ano, os mercados asiáticos “mostram forte recuperação nas últimas semanas, e a América do Sul ainda não foi atingida como a Europa”, afirmou.

A retomada do tráfego em Saragoça dá pistas sobre as operações da empresa, cujos dados são guardados a sete chaves, principalmente no mercado do leste asiático.

Em 18 de março, a Inditex disse que cerca da metade das lojas em todo o mundo foram fechadas devido à pandemia. No final de março, a empresa havia informado que poderia demitir cerca de 25 mil funcionários de lojas temporariamente se o estado de emergência decretado na Espanha em 14 de março se estendesse além de 11 de abril.

A Inditex, maior varejista do mundo, usa Saragoça, um dos três maiores aeroportos de carga da Espanha, como base para importar produtos têxteis e exportar roupas.

Sob o modelo de distribuição exclusivo da Inditex, a grande maioria dos produtos fabricados fora da Espanha deve ser enviada ao país e depois exportada para lojas em todo o mundo.

Um assessor de imprensa da Inditex não quis comentar.

A atividade da Inditex em Saragoça também mostra que a empresa conseguiu dar continuidade a certas operações na Espanha, apesar da ordem do governo para paralisar atividades econômicas não essenciais.

Com a desaceleração na Espanha e em outros países, a Inditex redistribuiu a maior parte de seu espaço no aeroporto como base de importação de suprimentos médicos.

O aeroporto de Saragoça registrou o segundo maior tráfego de carga em fevereiro, antes de a crise do coronavírus atingir o país por completo, segundo dados oficiais.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 08/04/2020 - 11:26