Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Drops do Mercado: Europa – A tartaruga segue avançando

19/01/2017 - 20:04

tartaruga

William Alves é gestor na Valor Gestora de Recursos e escreve em seu blog Bugg

Sempre dando aquele giro pelo velho continente…e não é que a tartaruga segue avançando?! Poisé não sei o que se passa com o mundo, mas parece que a economia recomeçou a andar…aliás a tartaruga segue avançando bem!

Último dado de produção industrial surpreendeu pelo lado positivo.

Europa

Veja você que até a Itália esta avançando!

Europa

E lembram que comentei que aquele risco de deflação começava a ser colocado de lado? Lá no final de outubro comentei disso:

EUROPA – DE REPENTE AS COISAS MUDAM DE LUGAR

Deflator do PMI mostra que preços tem avançado também, abrindo espaço para algum aperto monetário por lá…já que juros baixos não funcionaram, quem sabe juros altos? Vai que neh?! rs

Europa

Mas a tartaruga tem o seu calcanhar de aquiles…qual? Endividamento alto proporcionalmente ao PIB, o que certamente coloca um teto na capacidade de sustentação de um patamar de crescimento maior por lá…

Europa

E no cômputo total, digamos que no balanço de oportunidades/riscos, sigo achando que o continente europeu não está atrativo. Por quê?

Simples primeiro, ainda temos incertezas quanto ao futuro do centro econômico europeu com o Brexit…essa semana agora, na terça a “dona Terê” (Theresa May a primeira ministra) irá dar detalhes de procedimentos acerca do Brexit….mas as incertezas persistem…

Europa

Não a toa o Pound buscou mínimas contra o dólar recentemente…

Europa

Outro receio ENORME se refere as eleições que teremos ao longo do ano por lá. Temos Holanda, França e Alemanha. A grande possibilidade de crescimento de partidos e candidatos nacionalistas e/ou de extrema direita assusta e enfraquece a tênue união europeia.

Veja que na Itália, o partido Five Star Movement (M5S) tem visto crescer seu apoio popular:

Europa

Mas é interessante notar que as pesquisas mostram que grande parte dos europeus não quer a dissolução do bloco. Dá uma olhada nessa pesquisa:

Europa

Ok Who cares…ou: quem acredita em pesquisas pós-2016?! Rs

Nesse sentido, das eleições na Europa, não tenho nada a acrescentar, mas penso que isso traz volatilidade, incerteza…isso afasta investidores, mesmo com os dados que mostrei no início desse post. Ou seja, na luta pelo capital externo, penso que a tartaruga europeia segue não sendo o melhor “cavalo” para se apostar…mas ela segue avançando.

Leia mais sobre:

Última atualização por - 05/11/2017 - 14:08

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto