Coluna
Coluna do Vicente Guimarães

É possível investir como Warren Buffett

22 jul 2024, 18:02 - atualizado em 22 jul 2024, 18:02
warren-buffet
O que vemos na prática é exatamente o contrário: quando veem as ações caindo de preço, os investidores vendem os papéis (Imagem: REUTERS/Rick Wilking)

O preço é o que você paga; o valor é o que você leva”. Falando de ações ou de meias, eu gosto de comprar mercadoria de qualidade quando está barato.

A frase clássica do investidor de sucesso Warren Buffett reflete o que todos deveriam fazer quando se trata de investir no mercado acionário.

O que vemos na prática é exatamente o contrário: quando veem as ações caindo de preço, os investidores vendem os papéis e, em momentos de alta, engordam as carteiras. Este é o principal equívoco do investidor inexperiente.

Mas é possível ter o mesmo sucesso do Buffet como investidor? A resposta é sim. Existem três formas de ser “parceiro” de investimentos de Warren Buffett e se beneficiar de sua estratégia de investimentos vencedora.

A forma mais precisa seria copiar a carteira da Berkshire Hathaway, ou seja, comprar em proporções iguais as mesmas ações possuídas pela companhia, que têm como suas principais posições: Apple, American Express, Wells Fargo, Bank of America, Coca-Cola, JP Morgan, Moody´s, dentre outras mais de 50 ações de empresas.

Entretanto, essa estratégia, que em uma primeira análise seria a mais precisa, é, na verdade, muito trabalhosa e até desastrosa. Isso porque muitas destas ações foram compradas por Buffett há décadas com preços muito depreciados e que hoje em dia já não seriam investimentos tão bons. Lembre-se os preços dos papéis mudam ao longo do tempo e a máxima é sempre comprar barato.

Outra forma seria investir na própria Berkshire Hathaway e se beneficiar da atuação da companhia no mercado financeiro. Neste caso, é possível fazer isso de duas maneiras. A primeira é comprar diretamente as ações da Berkshire Hathaway na Bolsa Americana.

Neste caso, o investidor brasileiro, necessariamente, precisa ter ou abrir uma conta em uma corretora internacional. A partir disso, é só adquirir os papéis. Mas aí, vem outro empecilho, mais espinhoso que ter uma conta internacional e transferir os recursos: as ações BERK  são negociadas pela bagatela de US$ 622.500 cada.

Bem, se você não tem este volume de recursos ou não quer alocar grande parte de seu patrimônio em apenas uma ação, não desista. O trunfo é que se pode investir como Buffet de forma fácil e simples: adquirindo o BDR Berk34, diretamente na bolsa de valores do Brasil (B3).

A cotação atual é de R$ 112. Qualquer corretora brasileira negocia as BDRs direto no homebroker. A transação é simples, ocorre da mesma forma que se compra uma ação ou fundo imobiliário, e o investimento pela corretora pode ser realizado de forma autônoma. 

A terceira forma de seguir a filosofia de Warren Buffett é mais indireta: usar ETF´s. Buffett possui vários ETFs na carteira da Berkshire Hathaway.

Dentre eles alguns ETFs que têm como estratégia principal seguir o desempenho do S&P 500, índice composto pelas principais ações das Bolsas dos Estados Unidos. Buffett já defendeu várias vezes a estratégia de ETFs, principalmente para investidores comuns que não teriam a capacidade de analisar os 500 ativos disponíveis no SP500 e os demais milhares de ativos que compõe a bolsa de valores americana

No Brasil existem alguns ETFs que “seguem” o SP500: IVVB11 (com gestão da Black Rock), SPXI11 (com gestão do Itaú), SPXB11 (com gestão do BTG Pactual). A vantagem destes ETFs é que eles são negociados diretamente na Bolsa de Valores no Brasil e tem taxa de administração abaixo de 0,25% a.a.

Para quem quer seguir o Buffet, faz mais sentido comprar BDRs da BERK e ETFs ligados ao SP500 (IVVB11, SPXI11, SPXB11). Os riscos desta estratégia são reduzidos, pois a ação da Berkshire já reflete uma carteira extremamente diversificada. Aliando isso com o investimento em ETFs associados ao SP500 a escolha se torna ainda mais segura.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
CEO da VG Research
Vicente Guimarães é Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com mais de 20 anos de experiência no mercado corporativo e financeiro. Em 2018, lançou seu canal no YouTube que atualmente possui mais de 220 mil inscritos. O sucesso do seu conteúdo inspirou a criação da VG Research, casa de análise que já orientou mais de 20 mil clientes.
vicente.guimaraes@moneytimes.com.br
Linkedin Instagram
Vicente Guimarães é Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com mais de 20 anos de experiência no mercado corporativo e financeiro. Em 2018, lançou seu canal no YouTube que atualmente possui mais de 220 mil inscritos. O sucesso do seu conteúdo inspirou a criação da VG Research, casa de análise que já orientou mais de 20 mil clientes.
Linkedin Instagram
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar