Comprar ou vender?

E se o BC encerrar o ciclo de altas da Selic nesta quarta? Saiba o que ter na carteira

14 jun 2022, 17:23 - atualizado em 14 jun 2022, 17:23
Selic
Condições globais e pressões inflacionárias seguem desafiadoras e dificultam fim do aperto monetário (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O Banco Central (BC) deve elevar a taxa de básica de juros em 0,5 ponto percentual nesta quarta, a 13,25%, e deixar a porta aberta para um ajuste adicional, prevê o consenso do mercado.

Mas e se a autoridade monetária encerrar o ciclo de altas da Selic com apenas o ajuste de junho?

Segundo a XP, para fazer isso o BC teria que assumir uma conduta mais confiante de que o cenário de inflação não será um problema.

Apesar de não considerar esse cenário o mais provável, a corretora afirma que haveria potencial de inclinação na curva de juros, com as taxas de curto prazo reduzindo, para se adequarem à indicação de manutenção de juros para a próxima reunião.

Já para as taxas mais longas, a XP vê uma possível elevação, “principalmente em meio aos riscos fiscais que vem sendo ponderados pelo mercado em meio às discussões de desoneração mencionadas”.

Os títulos prefixados e indexados ao IPCA de prazos curtos sairiam ganhando, diz a XP. Os títulos públicos LTNs e NTN-Fs com vencimento até 2024 e NTN-Bs com vencimentos até 2026 se destacariam.

Já para os mais conservadores, os analistas afirmam que, em qualquer cenário, os ativos pós-fixados garantem maior proteção e se beneficiam da alta na Selic, uma vez que sua remuneração acompanha a taxa básica de juros.

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.