Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Economia do Reino Unido encolhe 20% no 2º trimestre com impactos da pandemia

12/08/2020 - 7:49
Coronavírus Reino Unido Europa
A recessão provocada pela pandemia de coronavírus levou à maior queda no PIB trimestral já registrada (Imagem: Reuters/Toby Melville)

A economia britânica encolheu um recorde de 20,4% no segundo trimestre, quando as paralisações devido ao coronavírus foram mais duras, na maior contração já informada por qualquer grande economia até agora.

Dados oficiais publicados nesta quarta-feira também mostraram que a sexta maior economia do mundo entrou em recessão já que encolheu pelo segundo trimestre seguido.

Houve sinais de recuperação no mês de junho, quando a produção cresceu 8,7% em relação a maio, disse a Agência Nacional de Estatísticas, pouco acima da expectativa de alta de 8% em pesquisa da Reuters.

O tamanho do impacto sobre o Produto Interno Bruto pode retomar as questões sobre a maneira como o primeiro-ministro Boris Johnson lida com a pandemia de Covid-19.

“A recessão provocada pela pandemia de coronavírus levou à maior queda no PIB trimestral já registrada”, disse Jonathan Atho, da agência de estatísticas.

“A economia começou a se recuperar em junho… Apesar disso, o PIB em junho ainda permanece um sexto abaixo de seu nível em fevereiro, antes do vírus.”

Na semana passada, o banco central britânico projetou que levará até ´último trimestre de 2021 para que a economia retome seu tamanho anterior, e alertou que o desemprego deve aumentar com força.

Boris Johnson
O tamanho do impacto sobre o Produto Interno Bruto pode retomar as questões sobre a maneira como o primeiro-ministro Boris Johnson lida com a pandemia de Covid-19 (Imagem: Facebook/Boris Johnson)

A queda do PIB no segundo trimestre ficou quase exatamente em linha com a expectativa dos economistas em pesquisa da Reuters e superou o recuo de 12,1% na zona do euro e a queda de 9,5% na comparação trimestral nos Estados Unidos.

NO primeiro trimestre do ano, o PIB britânico havia encolhido 2,2%, refletindo as paralisações que começaram em 24 de março.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Lucas Simões - 12/08/2020 - 8:23