Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Economia japonesa poderá despencar se demanda continuar caindo

19/03/2020 - 12:09
Japão Tóquio Turismo
A terceira maior economia mundial encolheu 7,1% em comparação anual nos três meses até dezembro (Imagem: Unsplash/@jezael)

A economia do Japão poderá despencar se o turismo e a demanda domésticos continuarem em queda, disse nesta quinta-feira o chefe do grupo de lobby do setor bancário do país, acrescentando que a economia tem sido atingida pelo coronavírus mais seriamente do que esperado.

A observação ocorreu à medida que os mercados de ações globais despencavam devido a preocupações com o coronavírus, que causou quase 9 mil óbitos em todo o mundo.

A terceira maior economia mundial encolheu 7,1% em comparação anual nos três meses até dezembro, mostraram dados revisados no início deste mês, mais do que a queda indicada pela leitura preliminar, de 6,3%.

“A situação é muito mais séria do que eu esperava no início do ano”, disse Makoto Takashima, presidente da Associação Japonesa de Banqueiros e também da Sumitomo Mitsui Banking Corporation (SMBC).

“Se especialmente o turismo e a demanda domésticos continuarem em queda e afetarem o emprego, a economia japonesa poderá despencar.”

Além das quedas no mercado de ações, os preços do petróleo também recuaram na quarta-feira, com os futuros da commodite dos Estados Unidos atingindo uma mínima de 18 anos, à medida que os governos em todo o mundo aceleravam os bloqueios para combater a pandemia de coronavírus.

Mercados Ásia Máscaras Coronavírus
Além das quedas no mercado de ações, os preços do petróleo também recuaram na quarta-feira (Imagem: Reuters/Issei Kato)

Takashima alertou que os bancos japoneses precisarão se preparar para o aumento dos custos relacionados ao crédito, especialmente no setor de energia, se o preço do petróleo permanecer baixo.

Última atualização por Lucas Eurico Simões - 19/03/2020 - 12:09

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web