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Educação: Yduqs deve aproveitar oportunidades do setor com estratégia certeira baseada em 3 pilares

02 jan 2021, 12:53 - atualizado em 02 jan 2021, 12:53
Yduqs
De acordo com a Ativa Investimentos, o segmento premium permitirá que a Yduqs reduza sua dependência em relação ao FIES e ao nível de desemprego do país (Imagem: Divulgação/Estácio)

Na avaliação dos analistas da Ativa Investimentos, a Yduqs (YDUQ3) acertou ao formular sua estratégia de expansão baseada em três pilares: crescimento inorgânico, aumento do EAD (ensino a distância) e cursos de medicina. A companhia deve seguir a recuperação do setor de educação, captando as oportunidades do longo prazo.

“Possuindo mais de 380 mil alunos EAD e 1.225 polos em 750 cidades, a empresa sabe operar o EAD de forma franqueada e é uma das líderes desse segmento no país em termos de número de alunos sem, entretanto, utilizar capex para isso”, destacou o analista Leo Monteiro, em relatório divulgado na última terça-feira.

Para a Ativa, a Yduqs conta com uma posição de caixa confortável (R$ 1,9 bilhão) que permitirá que ela entre na onda de fusões e aquisições e acompanhar a consolidação do setor educacional nos próximos anos.

Em meados de 2020, a companhia acertou a compra do grupo Athenas, com unidades em Rondônia, Acre e Mato Grosso, pelo valor de R$ 120 milhões. A aquisição foi concluída pouco mais de um mês depois. A Yduqs também chegou a disputar pelos ativos da Laureate no Brasil, mas a Ânima Educação (ANIM3) acabou levando o negócio.

Segmento premium

De acordo com a Ativa, o segmento premium lançará a Yduqs em direção a um novo nicho.

“Cursos de medicina e universidades como a Ibmec permitirão à empresa se inserir em um nicho de alto ticket médio e [se tornar] menos dependente do FIES e do nível de desemprego do país”, disse Monteiro.

O FIES é, inclusive, um dos riscos da tese de investimento da Yduqs. A Ativa acredita que a redução das vagas gerará resultados negativos nas receitas de 2020/21 da companhia.

A corretora indicou a compra do papel, com preço-alvo de R$ 49,50.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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