BusinessTimes

Eficiência das operações e diversificação de receita sustentam visão positiva da XP para Porto Seguro

22 nov 2020, 10:41 - atualizado em 22 nov 2020, 10:41
Porto Seguro
A Porto Seguro tem focado em aprimorar o atendimento por meio da automação de seus canais (Imagem: YouTube/Porto Seguro)

A XP Investimentos tem uma visão otimista sobre a Porto Seguro (PSSA3). Os analistas participaram do último Investor Day da companhia e saíram do evento com a impressão de que a administração está realizando um bom trabalho (basta olhar para a sinistralidade, que atingiu 46,7% no terceiro trimestre do ano, representando uma queda de 5,3 pontos percentuais em relação ao mesmo intervalo de 2019).

Apesar de projetarem um cenário mais competitivo para o segmento de seguro de automóveis, os analistas acreditam que a eficiência das operações da Porto Seguro e a diversificação de receita colocam a companhia em um bom patamar de atuação.

“O principal objetivo da administração é focar no crescimento de receita, mantendo a eficiência operacional e a rentabilidade. Especificamente, a seguradora acredita que o cross-selling será mais representativo a partir de agora, conforme seu portfólio/diversificação aumenta e sua célula de business intelligence consegue gerenciar melhor os dados dos clientes”, disse o analista do Setor Financeiro da XP, Marcel Campos.

A Porto Seguro também tem focado em aprimorar o atendimento por meio da automação de seus canais. Atualmente, 21% da base de clientes da empresa são atendidos por um robô pelo WhatsApp.

Quanto às práticas ESG, a Porto Seguro tem o projeto Renova Ecopeças, empresa regulamentada pelo Detran que atua no desmanche de carros.

“A empresa destacou que um carro desmanchado pode valer mais que um carro normal e que cerca de 15% das suas vendas de peças desmontadas eram classificadas como sucata, indicando o potencial e a relevância da Renova para o meio ambiente e os resultados da empresa”, comentou Campos.

Reestruturação

A Porto Seguro renovou seu conselho administrativo. Dois executivos saíram, enquanto Paulo Kakinoff, presidente da Gol (GOLL4), e Patrícia Calfat, diretora do YouTube no Brasil, passaram a compor o colegiado.

Com o propósito de trazer mais estímulos aos executivos, a empresa também aumentou o número de comitês.

Recomendação

Mesmo com tantos fatores positivos envolvendo a tese de investimento da Porto Seguro, a XP decidiu manter a recomendação neutra para a ação, com preço-alvo de R$ 57. Na avaliação da corretora, a companhia está bem precificada.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.