CryptoTimes

El Salvador lança medidas para reduzir especulação com bitcoin

25 out 2021, 20:30 - atualizado em 25 out 2021, 20:30
Bitcoin El Salvador
No mês passado, El Salvador se tornou o primeiro país a adotar oficialmente o bitcoin, e o aplicativo do governo provocou um salto das negociações (Imagem: Camilo Freedman/Bloomberg)

O aplicativo Chivo, carteira digital de bitcoin de El Salvador, eliminou um recurso para preços que permitia aos usuários lucros rápidos nas negociações em meio às medidas do governo para reduzir a especulação com a maior criptomoeda do mundo.

No mês passado, El Salvador se tornou o primeiro país a adotar oficialmente o bitcoin, e o aplicativo do governo provocou um salto das negociações, com cidadãos comprando na baixa e vendendo na alta.

Na semana passada, o Chivo disse que eliminou o recurso que congela o preço do bitcoin por um minuto antes de confirmar a negociação, o que dá tempo para que usuários verifiquem os preços em outras bolsas de criptomoedas e decidam se querem comprar ou vender, uma prática conhecida como “scalping” ou revenda rápida.

“Infelizmente, muitos de nossos usuários o utilizavam para ‘scalping’, o que é permitido, mas sem a opção de ter um preço congelado”, segundo comunicado do Chivo no Twitter. “Fazê-lo com um preço congelado, compará-lo com outras bolsas em tempo real, é um tipo espécie de fraude.”

O presidente do banco central de El Salvador, Douglas Rodríguez, disse em entrevista na semana passada que sua expectativa é de que o bitcoin deixe para trás sua reputação de ativo especulativo e se mostre útil como um sistema de pagamento legítimo apoiado pelo Chivo.

Por sua vez, usuários disseram ter observado uma série de novos limites e custos nas negociações de bitcoins por meio do aplicativo.

A carteira impôs um limite para negociações, permitindo apenas uma a cada três minutos, dizem usuários, segundo os quais o preço pelo qual vendem a criptomoeda não é a cotação que recebem quando a transação é aprovada.

Na quarta-feira, o bitcoin subiu para um recorde de quase US$ 67.000 depois da estreia de um ETF atrelado à criptomoeda nos EUA. Desde então, o bitcoin perdeu força e caiu para menos de US$ 60.000 no fim de semana, mas recuperou terreno.

“Ficou muito difícil negociar, converter e até mesmo garantir seu dinheiro em dólares”, disse Alexander Sermeño, operador e consultor em San Salvador.

Chivo e o governo de El Salvador não responderam a um pedido de comentário.

bloomberg@moneytimes.com.br