Pesquisa Eleitoral

Eleições: Lula na frente, empate ou Bolsonaro liderando? Datafolha, PoderData e Quaest divulgam dados nesta quarta-feira

19 out 2022, 7:21 - atualizado em 19 out 2022, 7:20
Lula e Bolsonaro
(Imagem: REUTERS/Mariana Greif)

Na terça-feira (18), o Ipespe divulgou a segunda rodada de sua pesquisa de intenção de voto no segundo turno das eleições para presidente da República. Contratado pela Abrapel, o levantamento é o quinto divulgado a nível nacional na semana. Nesta quarta-feira (19), Datafolha, PoderData e Quaest divulgam seus números.

A pesquisa de intenção de voto realizada pelo Ipespe aponta uma variação negativa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e um aumento das intenções de votos nulos ou brancos. Jair Bolsonaro (PL) manteve a pontuação da pesquisa divulgada há uma semana.

Neste levantamento, Lula aparece com 49% das intenções de voto no segundo turno contra 43% de Bolsonaro. Na semana passada, o ex-presidente tinha 50% dos votos contra os mesmos 43% do candidato à reeleição. Aqueles que declararam que não vão votar, votar nulo ou branco cresceram de 4% da última semana para 6% nesta, segundo o levantamento do Ipespe.

Com as alterações, o instituto estima que Lula passou de 54% dos votos válidos para 53%, enquanto Bolsonaro passou de 46% para 47% na soma dos votos totais e a exclusão dos votos brancos e nulos.

Para esta pesquisa foram entrevistados 1100 eleitores entre os dias 17 e 18 de outubro de municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-06307/2022.

Pesquisas eleitorais têm resultados distintos

Segunda-feira (17) foi um dia cheio de divulgação de pesquisas. De acordo com a pesquisa CNT/MDA, Lula possui 48,1% das intenções de votos. Já o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) conta com 41,8% dos votos. Brancos e nulos somam 6%, enquanto os indecisos totalizam 4,1%.

O Instituto Veritá também divulgou sua pesquisa de intenção de voto na segunda. Segundo o levantamento, Jair Bolsonaro (PL) tem 48% das intenções de voto contra 46% de Luiz Inácio Lula da Silva.

Na pesquisa nacional estimulada, o atual presidente e candidato a reeleição Jair Bolsonaro aparece com 48,7% dos votos e, segundo os cálculos do instituto, 51,2% dos votos válidos. Já o ex-presidente Lula tem 46,4% das intenções e de voto e 48,8% dos votos válidos.

Já a pesquisa Ipec mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em vantagem sobre o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo o levantamento encomendado pela Globo, Lula tem 50% das intenções de voto contra 43% de Bolsonaro. Os cálculos do Ipec mostram que o ex-presidente teria 54% dos votos válidos contra 46% do candidato à reeleição. No levantamento anterior do Ipec, Lula tinha 55% dos votos válidos e Bolsonaro 45%.

Neste domingo (16), pouco antes do debate entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), o Instituto AtlasIntel divulgou sua pesquisa de intenção de voto no segundo turno para presidente da República nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Segundo o levantamento, o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) vence no Rio de Janeiro e em São Paulo, enquanto o ex-presidente Lula (PT) tem vantagem em Minas Gerais.

Os números mostram que Bolsonaro teria 51% dos votos válidos no Rio de Janeiro e 52% em São Paulo contra 43% e 45% do petista nos estados enquanto Lula teia 50% dos votos válidos em Minas Gerais contra 48% do atual presidente.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!

Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.