Eleições 2026: Kassab afirma que Tarcísio terá seu apoio caso seja candidato à presidência
O melhor candidato para representar a centro-direita política nas eleições de 2026 é o Tarcísio de Freitas, disse o presidente Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, no evento Arko Talks. O presidente do PSD reforçou ainda que, caso Tarcísio se lance candidato a presidência do Brasil, seu partido irá apoiá-lo.
“Ele é o melhor candidato e se ele for candidato vamos apoiá-lo”, afirmou. Kassab pontuou ainda que o país precisa de uma liderança política forte. “Precisamos voltar a ter um presidente que lidere o país como o Fernando Henrique liderou e como o Lula 1 e 2 liderou”, disse.
No entanto, ele vê que o republicano tem errado ao se apresentar como “bolsonarista”.
O governador de São Paulo tem reforçado seu alinhamento com Jair Bolsonaro, preso após condenação por tentativa de golpe de Estado. Ele abraçou, por exemplo, pautas como a anistia e o indulto ao ex-presidente.
Kassab ressaltou ainda que não ver sentido em o atual governador de São Paulo se apresentar como uma figura direita. “Pode perder a eleição”, disse, sinalizando que uma posição mais ao centro seria mais positiva.
“[O Tarcísio] exagerou um pouco. Ele não pode se apresentar como bolsonarista. Tem que ser um líder acima de tudo — e vai se apresentar assim”, afirmou.
- CONFIRA: Veja os ativos mais recomendados por grandes bancos e descubra como diversificar sua carteira com as escolhas favoritas do mercado; acesse gratuitamente
Vale destacar que o governador paulista não anunciou candidatura. Do lado da esquerda política, o atual presidente da República, Lula, já afirmou que será candidato a reeleição.
Lula à frente de Tarcísio
Lula aparece à frente nas pesquisas eleitorais mais recentes. No levantamento CNT/MDA, o presidente lidera todos os cenários para a eleição do ano que vem e registra avanço tanto na avaliação positiva do governo federal quanto na sua avaliação pessoal.
De acordo com o levantamento, Lula lidera o cenário com Bolsonaro, com 39% contra 27% do rival. Em uma simulação com o governador de São Paulo, Lula teria 42% contra 22% de Tarcísio.
Outros candidatos neste cenário — o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes; os governadores do Paraná, Ratinho Jr.; de Goiás, Ronaldo Caiado; e de Minas Gerais, Romeu Zema —, não chegam a 10% individualmente.
O atual presidente também tem vantagem nos cenários de segundo turno, segundo o levantamento. Contra Bolsonaro, venceria por 49% a 37% e, num duelo com Tarcísio, venceria por 46% a 39%.
A pesquisa apontou ainda que a avaliação positiva de Lula somou 34%, ante 31% em setembro; ao passo que a negativa ficou em 36%, ante 40% na pesquisa anterior.
Já em relação à aprovação pessoal do petista, o levantamento apontou que 49% o desaprovam, mesmo patamar da pesquisa anterior, ao passo que os que aprovam somam agora 48%, ante 44%.