Brasil

Eleitores de Amoêdo e Meirelles votam em Haddad no 2º turno, diz XP

28 set 2018, 10:01 - atualizado em 28 set 2018, 16:10

A pesquisa divulgada hoje (28) pela XP/Ipespe surpreendeu com a tabela que mostra o índice de migração de votos para o segundo turno. Agora que estamos na reta final do primeiro turno, o quadro de quem deve disputar o segundo está mais claro: o instituto avaliou quais eleitores vão migrar para qual candidato no embate entre Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL).

RECEBA A NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

Além das obviedades, como a dos eleitores de Guilherme Boulos, do PSOL (71% dos seus eleitores devem apoiar Haddad no segundo turno e nenhum voto migratório para o ex-capitão), e de Ciro Gomes, do PDT (também 71% para o PT, mas com 9% migrando para Bolsonaro), há alguns dados um pouco mais surpreendentes.

A pesquisa mostra que 49% dos eleitores de João Amoêdo (Novo) e 54% dos de Henrique Meirelles (MDB) devem migrar para Haddad, contra 16% e 23% que vão votar em Bolsonaro, respectivamente. Outro dado é que 100% dos eleitores de José Maria Eymael (PSDC) devem optar por Haddad. Além disso, nenhum eleitor de Vera Lúcia, que é do PSTU, um partido ligado a casuas trabalhistas, sabe em quem votar no segundo turno.

Para mais informações, veja a análise na íntegra:

ferminovictorio@gmail.com