BusinessTimes

Elétricas: Conheça as 3 principais ações pagadoras de dividendos, na avaliação da XP

12 abr 2022, 11:16 - atualizado em 12 abr 2022, 11:16
Linhas de transmissão de energia, energia elétrica
A XP construiu um pódio com as três empresas do setor elétrico mais promissoras no quesito “retorno” (Imagem: Ag. Brasil/Marcello Casal Jr.)

Não é novidade que as elétricas são conhecidas por remunerar bem os seus acionistas. A boa notícia para o investidor é que, segundo a XP Investimentos, as ações do setor têm melhores perspectivas de distribuição de dividendos.

A corretora construiu um pódio com as três empresas mais promissoras no quesito “retorno”. Para se chegar aos nomes, a avaliação foi baseada nos seguintes critérios:

  • Consistência histórica de payout em relação a sua própria política;
  • Baixa alavancagem;
  • Dividend yield (rendimento do dividendo) interessante do ponto de vista de retorno;
  • Elevado retorno total e perspectivas de valorização.

Com base na pesquisa, a XP concluiu que ações do setor de transmissão de energia, por mais que tenham apresentado dividend yield interessante no ano passado, estão caras após a recente valorização.

A XP também considerou empresas de saneamento no levantamento, mas chegou à conclusão de que elas não são alternativas interessantes, pois, apesar da natureza regulada, contam com altos investimentos a serem realizados.

Por fim, sobraram as empresas integradas e de geração de energia. Segundo a corretora, essas ações “têm demonstrado potencial de valorização, baixa alavancagem e distribuições interessantes em 2021, com boas perspectivas para 2022”.

Assim, a XP conseguiu eleger as três ações para compor o seu “pódio de dividendos”:

Medalha de bronze: AES Brasil

Embora considerem um case com certo grau de volatilidade, analistas chamam atenção para os lucros consistentes da AES Brasil (AESB3).

Passado o cenário hidrológico mais grave, a XP acredita que o avanço das obras e a geração de caixa diminuirá a alavancagem da companhia e levará a um maior potencial de pagamento de dividendos.

Medalha de prata: Engie Brasil

A corretora destaca a diversificação de receitas da Engie Brasil (EGIE3), que atua nos segmentos de geração, transmissão e transporte de gás.

Com contratos “razoavelmente regulados e previsíveis”, a Engie tem uma política de distribuição de 30% do lucro líquido semestral em dividendos que é historicamente ultrapassado, destaca a XP.

A corretora está confiante tanto com a valorização das ações quanto com a distribuição de dividendos pela companhia.

Medalha de ouro: Copel

A Copel (CPLE6) tem uma governança corporativa forte e está mais focada nos seus negócios core, tanto que vendeu as operações da Copel Telecom, lembra a XP.

Analistas destacam a clara política de distribuição de lucros da empresa, que conseguiu realizar em 2021 avanços significativos quanto à remuneração aos acionistas via aplicação de métricas de performance.

O dividend yield estimado para 2022 é de 6,2%. A XP tem preço-alvo de R$ 8,50 para a ação, o que implica um potencial de valorização de 15% em relação ao último fechamento.

Disclaimer

Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.