Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Eletrobras: Comissão de Trabalho discute denúncias sobre o processo de desestatização

18/11/2021 - 8:01
Eletrobras
O debate será realizado às 9 horas e poderá ser acompanhado de forma virtual e interativa pelo portal e-Democracia (Imagem: REUTERS/Pilar Olivares)

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quinta-feira (18) para discutir o processo de desestatização da Eletrobras (ELET6).

O debate será realizado às 9 horas, no plenário 10, e poderá ser acompanhado de forma virtual e interativa pelo portal e-Democracia.

A deputada Erika Kokay (PT-DF), que propôs a realização do debate, alertou para “os indícios de irregularidades trazidas a público pela imprensa”, referentes a contratações no curso da desestatização da Eletrobras, sob responsabilidade da Diretoria de Conformidade e Presidência da Eletrobras.

“A primeira ilegalidade advém da provável ocorrência de conflito de interesses e de danos ao erário em virtude de contratações irregulares e de movimentações no mercado de ações que podem indicar utilização de informações privilegiadas”, disse a deputada.

Ainda segundo ela, o Banco Genial, contratado pelo BNDES para avaliar os ativos da Eletrobras e dar subsídios para modelagem da capitalização da empresa, é controlador do Brasil Plural e do Fundo Geração Futuro, que tem parcela expressiva de ações preferenciais da Eletrobras.

“Dessa forma, esta avaliação contábil-patrimonial contratada nada mais é que uma empresa avaliando ela própria, uma vez que o Brasil Plural e o Fundo Geração Futuro fazem parte, em certa medida, da Eletrobras”, disse Erika Kokay.

Debatedores

Foram convidados para a audiência:
a representante da diretora de compliance da Eletrobras Camila Gualda Sampaio Araújo;
o representante do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) Victor Costa;
representante da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel);
a representante do Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Energético (Ilumina) Clarice Campelo de Melo Ferraz;
representante do Tribunal de Contas da União (TCU); e
representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 

Última atualização por Iasmin Rao Paiva - 18/11/2021 - 8:01

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web