Carteira Recomendada

Eletrobras (ELET3) ganha mais espaço na carteira de dividendos da XP, devido ao ‘momento positivo’

03 abr 2025, 9:43 - atualizado em 03 abr 2025, 9:43
eletrobras dividendos
(Imagem: iStock/kldlife)

A XP Investimentos atualizou sua carteira recomendada de dividendos para o mês de abril. A casa aumentou a posição em Eletrobras (ELET3) de 5% para 7,5% e, em contrapartida, reduziu o peso de Alupar (ALUP11) de 5% para 2,5%.

O estrategista-chefe da XP, Fernando Ferreira, e sua equipe afirmam que Eletrobras passa por um momento positivo, impulsionado pelo aumento dos preços de energia de longo prazo — “o que favorece a empresa devido à sua maior posição em energia descontratada, e boas perspectivas para o pagamento de dividendos”.

Além disso, o acordo com o governo foi finalizado em fevereiro e ambas as partes planejam concluir o processo no próximo mês, eliminando um risco relevante associado ao papel.

Já a saída de Alupar do portfólio é motivada por: aspectos técnicos, como a menor liquidez do papel; e o ciclo atual da companhia com maiores investimentos a serem feitos, potencialmente limitando os proventos.

  • LEIA MAIS: Comunidade de investidores Money Times reúne tudo o que você precisa saber sobre o mercado; cadastre-se

O restante do portfólio é composto por B3 (B3SA3), Caixa Seguridade (CXSE3), Banco do Brasil (BBAS3), Cemig (CMIG4), Copel (CPLE6), Itaú (ITUB4), Petrobras (PETR4), Tim (TIMS3), Vale (VALE3) e Vivo (VIVT3).

As companhias recomendadas oferecem “perspectiva de distribuição contínua de lucro aos acionistas e qualidade de gestão”.

“Os investimentos em ações com foco em dividendos podem ser interessantes para quem busca uma posição mais defensiva para a carteira ou quer receber um pagamento recorrente investindo em ações em estágio mais maduro”, dizem os analistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira as ações recomendadas para abril

Empresa Ticker Peso
Alupar ALUP11 2,5%
B3 B3SA3 10%
Caixa Seguridade CXSE3 5%
Banco do Brasil BBAS3 5%
Cemig CMIG4 10%
Copel CPLE6 10%
Eletrobras ELET3 7,5%
Itaú Unibanco ITUB4 12,5%
Petrobras PETR4 12,5%
Tim TIMS3 5%
Vale VALE3 10%
Vivo VIVT3 10%

Compartilhar

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Atua na área de macroeconomia, finanças e investimentos desde 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Atua na área de macroeconomia, finanças e investimentos desde 2021.