China

Em Dalian, contratos futuros do minério de ferro têm leve queda

26 jul 2018, 8:14 - atualizado em 26 jul 2018, 8:15
(Wikimedia Commons)

Por Investing.com – Os contratos futuros do minério de ferro fecharam a sessão desta quinta-feira, na bolsa chinesa de mercadorias de Dalian, com leve desvalorização de 0,21% a 476,00 iuanes para cada tonelada do produto, nos ativos com data de vencimento em setembro de 2018. Dessa forma, a variação diária na cotação da commodity foi de apenas um iuan.

Já para o vergalhão de aço, que tem seus contratos transacionados na bolsa de mercadorias de Xangai, a sessão foi positiva, com os papéis com data de vencimento em outubro (de maior liquidez) se valorizando em 13 iuanes para um total de 4.017 iuanes por tonelada. Já o segundo ativo mais líquido, para janeiro de 2019, os ganhos foram de 50 iuanes, para 3.889 iuanes por tonelada.

Os mercados acionários chineses fecharam em queda nesta quinta-feira, com meses de atrito comercial entre os EUA e a China despertando incertezas sobre o crescimento econômico do país, levando os investidores a adotar uma postura cautelosa.

Um órgão de planejamento do governo chinês prometeu na quarta-feira evitar perdas de empregos em toda economia e manter o desemprego abaixo dos limites existentes, já que o conflito comercial com os EUA criou uma incerteza no mercado de trabalho.

O presidente dos EUA, Donald Trump, acusou a China na quarta-feira de atacar os agricultores americanos de maneira “cruel” e usá-los como alavanca para obter concessões sobre o comércio um dia depois que o governo anunciou um pacote de auxílio agrícola de 12 bilhões de dólares.

No entanto, no restante da região asiática, os mercados acionários avançaram nesta quinta-feira, com os EUA e a União Europeia concordando em reduzir as barreiras comerciais, mas a fraqueza nos mercados da China ressaltou preocupações persistentes sobre as perspectivas de crescimento global.

Com Reuters.

investing@moneytimes.com.br