Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Embraer e Ufes testam primeira aeronave autônoma no Brasil

08/10/2019 - 14:20
Um protótipo conduziu sozinho a operação de taxiamento da aeronave, movimentando-se em solo por um trajeto previamente estabelecido (Imagem: Reprodução/Vimeo Embraer)

A Embraer (EMBR3) anunciou nesta terça-feira (8) a realização do primeiro teste de uma aeronave autônoma no Brasil. A iniciativa é produto de uma parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para conduzir o primeiro teste de uma aeronave autônoma no Brasil.

Durante a última semana de agosto, na unidade de Gavião Peixoto,localizada em São Paulo, um protótipo conduziu sozinho a operação de taxiamento da aeronave, movimentando-se em solo por um trajeto previamente estabelecido. Um piloto acompanhou a operação da cabine de comando.

Pesquisadores da Embraer e da Ufes trabalharam juntos, dentro de um período de seis meses, em modelos matemáticos e computacionais de automação, desenvolvimento de softwares, hardwares, kit de sensores a laser, GPS, câmeras e sistemas na plataforma aeronáutica.

“Nossa estratégia de desenvolvimento tecnológico em sistemas autônomos busca posicionar o país na vanguarda dos processos de inteligência artificial em diversas aplicações”, explicou Daniel Moczydlower, vice-presidente executivo de Engenharia e Tecnologia, da Embraer.

A plataforma monitorou as condições externas e internas da aeronave, atuando nos comandos de aceleração, direção e frenagem, por meio da integração sistema IARA (Intelligent Autonomous Robotic Automobile).

Para assistir ao vídeo do primeiro teste, clique aqui.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Diana Cheng - 08/10/2019 - 14:20