BusinessTimes

Embraer sofreu “dor” na preparação para negócio com Boeing, diz executivo

01 maio 2020, 18:38 - atualizado em 01 maio 2020, 18:38
Embraer
A Embraer criou sua unidade comercial e fechou as principais atividades por 40 dias, preparando-a para transformá-la em um novo empreendimento, que seria 80% da Boeing (Imagem: Facebook/Embraer)

O chefe executivo da unidade de aeronaves comerciais defendeu os benefícios de um negócio de 4,2 bilhões de dólares abandonado pela Boeing na semana passada, mas disse que o grupo aeroespacial brasileiro estava focado em seu futuro.

O executivo John Slattery disse que a Embraer sofreu “dor” e custos ao separar os aviões a jato das atividades de defesa e jato executivo em preparação para a fusão, incluindo a perda de entregas em janeiro.

Ele preferiu não comentar sobre um processo de arbitragem que a Embraer lançou depois que a Boeing cancelou abruptamente o acordo no sábado.

Falando em um webinar promovido pela Aviation Week, Slattery disse estar convencido de que a parceria aeroespacial comercial com a Boeing proporcionaria “benefícios extraordinários” aos clientes das companhias aéreas que expressaram decepção com o colapso.

A Boeing afirmou que a Embraer não cumpriu as condições para fechar o acordo.

Foi a primeira aparição pública do chefe comercial da empresa desde que o negócio entrou em colapso.

O colapso, relatado pela primeira vez pela Reuters, chamou a atenção de uma indústria que já está enfrentando a pior crise devido à queda nas viagens causada pelo coronavírus, com 2.000 pessoas participando do webinar previamente organizado.

Boeing Setor Aéreo
A Boeing afirmou que a Embraer não cumpriu as condições para fechar o acordo (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

Slattery brincou que o público era dominado por advogados de cada lado, enquanto as duas empresas se dirigiam para o que é amplamente esperado como um caso de divórcio amargo.

A Embraer criou sua unidade comercial e fechou as principais atividades por 40 dias, preparando-a para transformá-la em um novo empreendimento, que seria 80% da Boeing.

Slattery disse que isso resultou em alguma duplicação entre o núcleo da Embraer e sua cisão comercial, mas que a terceira maior fabricante de aviões do mundo se recuperaria como “uma única Embraer”.

Questionado sobre as conversas sobre uma parceria com a China, Slattery disse que a Embraer não iniciou conversas com ninguém, mas que não pode “legislar sobre as chamadas de entrada que podem vir”.

“No momento, o conselho está muito claro… vamos governar a Embraer Commercial… e de uma maneira bem ponderada descobrir os próximos movimentos”, disse Slattery.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar