CryptoTimes

Empresa de antivírus Norton anuncia serviço de mineração de ether

07 jun 2021, 13:24 - atualizado em 07 jun 2021, 13:24
Novo produto do antivírus Norton facilita a mineração de ether, considerada por muitos um processo complicado (Imagem: Unsplash/executium)

NortonLifeLock, anteriormente conhecido como Symantec Corporation, lançou um novo produto cripto que permite que usuários façam a mineração de ether (ETH) em seus computadores pessoais.

O produto, Norton Crypto, está atualmente disponível para selecionar clientes que usam o software de antivírus da empresa, chamado Norton 360. O lançamento ao público está programado para acontecer “nas próximas semanas”. 

Como o produto funciona? O software de mineração cripto está instalado dentro do Norton 360, que permite aos usuários executá-lo quando os computadores estiverem suspensos.

Norton oferece esse produto por meio de seu próprio pool de mineração cripto, disse um porta-voz da empresa ao The Block. Isso significa que o Norton reúne usuários para ter maiores chances de minerar um bloco da Ethereum, obter e compartilhar recompensas. 

Assim como todo pool de mineração, Norton cobra uma taxa para compartilhar essas recompensas, criando um fluxo de receita para a empresa.

De acordo com os termos do Norton Crypto, a empresa cobra 15% das recompensas transferidas aos usuários. Por outro lado, o Ethermine, um dos principais pools de mineração de ETH, cobra apenas 1% de taxa.

Apesar de a possibilidade de minerar ETH a partir de computadores pessoais parecer uma ideia boa e simples, não é fácil receber recompensas, devido à dificuldade de mineração da Ethereum, que atualmente está em alta, segundo o rastreador Etherescan

 

Serviço do Norton apresenta dados, como tempo de mineração e quantidade de ethers ganhos no processo, de forma simplificada para os usuários

O próprio Norton comunica, nos termos do produto, que as recompensas não são garantidas e que usuários podem gastar mais dinheiro em eletricidade e em hardware de computador do que nas recompensas de ETH.

A mineração cripto consome altos níveis de eletricidade, fazendo com que esse assunto seja discutido frequentemente em debates ambientais. 

Quanto ao hardware, usuários do Norton Crypto precisarão ter uma placa de vídeo capaz de executar cálculos de mineração de ETH. Entre as opções, estão as placas das séries 1000, 2000 e 3000 da Nvidia, as placas das séries 5000 e 6000 da AMD, entre outras, afirmou o porta-voz da empresa ao The Block.

Recompensas obtidas serão enviadas periodicamente à carteira Norton Crypto Wallet de usuários, a qual será armazenada em nuvem para evitar perdas devido a falhas que possam acontecer no disco rígido.

Apesar de o Norton ter suporte, neste momento, somente para a mineração de ether, a empresa listada na Nasdaq “está considerando acrescentar criptomoedas bem conceituadas, no futuro”, informou o porta-voz.