Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Empresas de mineração cripto estão migrando para chips de inteligência artificial

19/08/2020 - 12:06
A baixa rentabilidade e um mercado amadurecido estão forçando grandes nomes da indústria Bitcoin a migrarem seu foco para novas tecnologias (Imagem: Twitter/Nishant Sharma)

Segundo o site Decrypt, as dinâmicas de mercado fizeram com que três grandes fabricantes de hardware de mineração de Bitcoin, Bitmain, Ebang e Canaan, mudassem seu foco para fazendas de mineração para chips de inteligência artificial.

Pesquisa e desenvolvimento de chips é prioridade entre as grandes fabricantes. A indústria de mineração cripto tem uma receita anual de bilhões de dólares. Apenas a Bitmain ganhou mais de US$ 300 milhões no primeiro trimestre de 2020.

Porém, o lucro está diminuindo já que, após o terceiro halving do Bitcoin, que reduziu a recompensa por bloco pela metade, de 12,5 BTC para 6,25 BTC, os custos de mineração aumentaram drasticamente.

Criptomoedas proof-of-stake (PoS), que não precisam de pools de mineração, são um novo obstáculo para a rentabilidade das fabricantes.

Assim, empresas de mineração estão pensando em implementar chips de inteligência artificial. Esses chips são processadores especializados que realizam milhões de cálculos por segundo para executar software, similar à forma como chips de mineração operam.

“A equipe acredita que chips de inteligência artificial fornecem mais possibilidades e têm um alto nível de sobreposição em chips de máquinas de mineração em termos de design e manufatura”, afirma o relatório da TokenInsight, empresa de análise cripto.

“A experiência das fabricantes de máquinas de mineração em chips de mineração também pode ser rapidamente transplantada ao setor de chips de inteligência artificial. Como resultado, chips de inteligência artificial poderão se tornar em um campo de batalha para fabricantes.”

Em 2018, a Bitmain já aderiu a essa ideia. A empresa lançou Sophon, um chip de inteligência artificial capaz de realizar milhões de cálculos por segundo, parecido com os equipamentos lançados pela Nvidia e AMD.

Agora só falta as adversárias Ebang e Canaan seguirem a moda.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 19/08/2020 - 12:06