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Empresas e marcas: Por que as cores são capazes de exercer influência sobre os consumidores?

14 jan 2022, 11:01 - atualizado em 14 jan 2022, 11:01
Teoria das cores
Estudos científicos consolidaram a Teoria das Cores, aplicada em marcas e empresas (Imagem: Flickr/Maíra Rosas)

A escolha de cores para marcas, sinalizações de trânsito, restaurantes, entre outros, não é despretensiosa. As cores têm um grande poder de influência sobre o cérebro. 

Segundo o cientista Dr. Fabiano Abreu, as cores são capazes de influenciar o comportamento dos indivíduos. Em seu artigo “Neuroanatomia das Cores”, explica que a percepção das tonalidades ocorre pela interação entre ondas, olhos e o cérebro humano. 

Em sua pesquisa, evidencia que diversos estudos mostram ativações sutis em áreas do cérebro durante a percepção de certas tonalidades de cores: “dois exemplos são as alterações neurais relacionadas à captação de ondas dos cones da retina que diferem entre vermelho e verde e as alterações neurais que ocorrem quando o cérebro identifica cores quentes (amarelo, laranja e vermelho) e frias (violeta, azul)”. 

Há séculos a relação das cores com o cérebro humano é pesquisada por cientistas. Todos os estudos foram importantes para a ampliação da “teoria das cores”, que é muito conhecida e aplicada por profissionais da área de Design, Arquitetura e Publicidade, por exemplo. 

Infográfico Teoria das Cores
Infográfico Teoria das Cores mostra as principais características de cada cor (Imagem: Flickr/FRovaris)

Esta relação de influência pode ser percebida em aspectos do cotidiano, como a placa de trânsito “pare” ser vermelha, porque de acordo com os estudos feitos por Goethe, essa cor transmite urgência e velocidade. 

Outro exemplo são as cores selecionadas pelo Mcdonald’s (MCD; MCDC34) , amarelo e vermelho, que buscam atrair o consumidor, deixá-lo com fome e satisfeito em estar ali. 

O cientista Fabiano Abreu constata que hoje em dia as empresas e marcas sabem da enorme importância da teoria das cores para a consolidação da identidade da marca, estratégia de marketing e comunicação com o público. 

Assim, a compreensão sobre como utilizar da teoria das cores é fundamental para a conexão com o público e consolidação de empresas e marcas no mercado. 

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
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