Política

Encontro de Musk com líder de extrema-direita da Alemanha no X desperta preocupação de interferência em eleição

09 jan 2025, 14:57 - atualizado em 09 jan 2025, 14:57
centibilionarios elon musk mark zuckerberg inteligencia artificial bilionarios ceo da Tesla
CEO da Tesla (Imagem: REUTERS/Gonzalo Fuentes)

Elon Musk terá um encontro com a líder do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) na rede social X nesta quinta-feira, alimentando preocupações em Berlim e Bruxelas sobre uma possível interferência do bilionário na campanha para as eleições nacionais de 23 de fevereiro na Alemanha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No ano passado, Musk usou a rede social X e sua riqueza para ajudar a eleger o republicano Donald Trump como presidente dos Estados Unidos. Agora, ele está manifestando seu apoio aos partidos de extrema-direita e anti-establishment em toda a Europa.

Musk demonstrou interesse especial na Alemanha, a principal potência econômica da Europa, onde ele abriu a primeira fábrica europeia da Tesla em 2022.

No mês passado, Musk apoiou o AfD, um partido anti-imigração e anti-islâmico rotulado como extremista de direita pelos serviços de segurança alemães, causando consternação em Berlim. Outros partidos alemães descartaram a possibilidade de trabalhar com o AfD.

Musk, conhecido por suas opiniões libertárias, descreveu o presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, como um “tirano” por criticar o AfD, e pediu que o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, renunciasse após um ataque mortal com carro em um mercado de Natal alemão. Ambos pertencem ao Partido Social Democrata (SPD), de centro-esquerda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Líderes de toda a Europa expressaram preocupação com as atividades políticas de Musk. O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, acusou Musk de minar a democracia, sem citá-lo diretamente, enquanto o ministro das Relações Exteriores da França pediu que a UE usasse suas leis de forma mais robusta para se proteger contra interferências externas.

É improvável que isso impeça a conversa ao vivo entre Musk e a candidata a chanceler do AfD, Alice Weidel, uma economista fluente em inglês e mandarim, na plataforma X.

Em agosto passado, Musk teve uma conversa semelhante com Trump, que desde então encarregou o empresário de liderar uma iniciativa para tornar o governo dos EUA mais eficiente.

Na Alemanha, os críticos do AfD temem que o apoio de Musk ao partido possa aumentar ainda mais sua popularidade, corroendo o apoio aos partidos tradicionais e dificultando a formação de um governo de coalizão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O AfD já está em segundo lugar nas pesquisas. Uma pesquisa do instituto Insa publicada na segunda-feira colocou o AfD com 21,5% de apoio, atrás dos conservadores, com 31%, mas bem à frente do SPD, de Scholz, com 15,5%. O chefe do Insa, Hermann Binkert, disse que comentários de Musk ajudaram a remover o estigma do AfD.

Musk defendeu seu direito de participar da política alemã por causa de seus “investimentos significativos” no país, e elogiou a abordagem do AfD em relação à regulamentação, impostos e desregulamentação do mercado.

No entanto, a palestra ao vivo desta quinta-feira será acompanhada pela Comissão Europeia, que examinará a discussão como parte de sua investigação em andamento sobre o X e possíveis violações de sua Lei de Serviços Digitais (DSA).

“Nada na DSA impede essa transmissão ao vivo. O que queremos, no entanto, é que o proprietário da plataforma ou o provedor da plataforma se certifique de que a plataforma não esteja… dando tratamento preferencial a certos tipos de conteúdo”, disse um porta-voz da comissão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar