Comprar ou vender?

Enjoei mostra que migração para o e-commerce veio para ficar; ações saltam após prévia

13 jul 2021, 14:22 - atualizado em 13 jul 2021, 14:22
Enjoei
Com a divulgação, as ações da Enjoei saltavam 4,10%, a R$ 9,64 por volta das 14h (Imagem: Enjoei/Divulgação)

A prévia de resultados da plataforma de e-commerce Enjoei (ENJU3) mostrou o que alguns analistas já apontavam: a migração dos canais físicos para os digitais, que ganhou fôlego com a pandemia da Covid-19, veio para ficar.

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No segundo trimestre de 2021, a empresa teve um salto no GMV (volume bruto de mercadoria, em português), importante indicador para o e-commerce, de 82% em relação ao segundo trimestre do ano passado, período mais agudo das restrições provocadas pelo coronavírus.

Com a divulgação, as ações da Enjoei saltavam 4,10%, a R$ 9,64, por volta das 14h.

“O GMV de R$ 205 milhões ficou em linha com nossa estimativa de R$ 210 milhões, o que coloca a Enjoei no caminho certo para cumprir nossa estimativa de R$ 910 milhões para o ano todo”, aponta a Ágora Investimentos em relatório enviado a clientes.

Na visão da corretora, o desempenho sólido prova a capacidade da Enjoei de manter altas taxas de crescimento, mesmo com uma base de comparação muito mais difícil.

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“O salto do GMV está ocorrendo a uma taxa semelhante ao pico da pandemia no ano passado e, como observamos acima, a tendência de dois anos na verdade se acelerou. Esperamos que o crescimento do GMV da Enjoei seja o maior entre nossa cobertura de comércio eletrônico no segundo trimestre”, afirmaram os analistas Richard Cathcart e Flavia Meireles.

Já a XP vê a desaceleração do ritmo de expansão ante o primeiro trimestre como esperada, principalmente à medida em que a vacinação avança e os consumidores voltam para as lojas físicas

Vendedores também é destaque

Segundo a Ágora, o salto de 124% no número de vendedores, saindo de 96 mil para 215 mil, também é um ponto a ser observado.

“Esta é uma parte fundamental do processo de descoberta do comprador, que em última análise é o que impulsiona o GMV. Uma variedade mais profunda fortalece a proposta de valor da Enjoei e a experiência do usuário”, dizem.

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Por outro lado, a corretora afirma que a adição de novos compradores decepcionou. Houve uma alta de 29% no período.

“O crescimento claramente nunca iria continuar em mais de 100%, mas esperávamos ver o número de novos compradores ficando acima de 200 mil, em linha com os últimos dois trimestres”, pontua.

Ações baratas?

No ano, as ações da Enjoei acumulam queda de 30%, o que abre uma oportunidade de compra, segundo os analistas da Ágora.

Para eles, essa queda pode ser explicada pela redução da take rate, taxas cobradas pelas plataformas de e-commerce.

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“O raciocínio por trás da take rate mais baixa foi o de encorajar novos vendedores e uma expansão de estoque, que podem ser vistos nesta prévia operacional”, argumentam.

A dupla calcula que os papéis estão sendo negociadas a 0,8 vezea o EV/ GMV 2022 (valor da empresa sobre GMV), “o que consideramos atraente para uma empresa com um CAGR (taxa média ponderada de crescimento) do GMV de 3 anos de 68%, clara liderança de mercado e vantagem de ser pioneira em uma categoria que esperamos crescer em importância”.

Segundo a XP, a empresa tem uma combinação de tecnologia e crescimento e uma ação exposta ao movimento de recuperação da economia. A recomendação é de compra, com preço-alvo de R$ 15.

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Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
renan.dantas@moneytimes.com.br
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