Comprar ou vender?

Esta ação é o remédio para a Bolsa em 2022

16 fev 2022, 16:48 - atualizado em 16 fev 2022, 16:48
RaiaDrogasil
Em 2015 e 2016, quando o PIB real do Brasil caiu em média 3,7% ao ano, a Raia Drogasil ganhou um total de 170 pontos-base de participação de mercado (Imagem: Youtube/RaiaDrogasil)

As ações da gigantesca rede de farmácias brasileira Raia Drogasil (RADL3) são uma das alternativas mais defensivas do setor de consumo e varejo do país no contexto de um cenário de demanda fraca e perspectivas macro incertas, avalia o Goldman Sachs em um relatório enviado a clientes.

“Em nossa visão, a empresa se beneficia de atuar em um subsetor que apresenta um perfil de demanda relativamente inelástico e oferece um histórico consistente de ganhos de participação de mercado mesmo (e principalmente) em momentos de atividade econômica moderada”, explicam os analistas Irma Sgarz, Felipe Rached e Gustavo Fratini.

Eles calculam que, em 2015 e 2016, quando o PIB real do Brasil caiu em média 3,7% ao ano, a Raia Drogasil ganhou um total de 170 pontos-base de participação de mercado, à frente dos principais concorrentes como Pague Menos (PGMN3), com +15 pontos-base em 2016, e a Panvel (PNVL3), cuja fatia recuou 30 pontos-base no mesmo ano.

“Acreditamos que isso se deve à capacidade de manter seu plano orgânico de abertura de lojas (a empresa abriu uma média de 165 novas lojas por ano em 2015-16), bem como ao desempenho superior de vendas mesmas lojas (abertas há no mínimo 12 meses) devido a uma proposta de valor mais competitiva”, ressaltam Sgarz, Rached e Fratini.

Agora, em 2022, a expectativa é de que essa vantagem aumente ainda mais à medida que a empresa ganha escala e eficiência.

Outro ponto positivo levantado pelo banco é o bom posicionamento para se beneficiar da dinâmica de preços favorável em 2022. “Vemos isso como uma fonte potencial de vantagem para as estimativas, apoiando nossa visão de que a empresa oferece um retorno de risco atraente em um setor que enfrenta um ano de maior incerteza”, explicam.

Raia Drogasil
A recomendação é de compra das ações com um preço-alvo de R$ 32 para o final de 2022 (Imagem: Money Times/Gustavo Kahil)

Desempenho das ações

As ações da Raia Drogasil tiveram desempenho inferior ao Ibovespa (IBOV) nos últimos seis meses, apesar do perfil de demanda defensiva (-14% vs. -8%) e agora estão com um desconto modesto em relação à média histórica, aponta o Goldman Sachs.

Os papéis negociam ao equivalente a 40 vezes o lucro esperado para 2022 (P/L), apenas um pouco abaixo da média de cinco anos de 41 vezes, mas com um desconto de 11% para a média de dois anos de 45 vezes.

Apesar disso, eles esperam que a companhia ofereça uma “sólida” taxa de retorno anual composta de 24% por ação para o período entre 2021 e 2023.

“Portanto, mesmo que não levemos em consideração uma reclassificação para o nível de P/L de 45 vezes, acreditamos que a ação oferece um carregamento sólido para 2022”, ressaltam.

A recomendação é de compra das ações com um preço-alvo de R$ 32 para o final de 2022. O valor corresponde a um potencial de valorização de aproximadamente 36%.

A Raia Drogasil divulga o seu balanço no próximo dia 22 de fevereiro, após o fechamento dos mercados.

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.