Combustíveis

Estado brasileiro corre risco de ficar sem combustível; entenda por quê

09 ago 2023, 11:52 - atualizado em 09 ago 2023, 14:50
Diesel combustível
Estado de Minas Gerais corre risco de desabastecimento de combustível, segundo Minaspetro(Imagem: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Minas Gerais (Minaspetro) sinalizou que o estado mineiro pode sofrer desabastecimento de diesel ao longo desta semana, em especial postos localizados no interior e de marca própria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em nota, o sindicato informa ter recebido de diversos revendedores informações de que as bases distribuidoras estão cortando pedidos, especialmente no diesel S10 e S500.

“Isso se deve, possivelmente, pela defasagem do preço interno em comparação com os valores praticados no mercado internacional, alertada amplamente pelos especialistas do mercado”, pontuam.

  • É hora de dar tchau para Petrobras (PETR4)? Clique aqui e veja qual é a recomendação para as ações da petroleira pós-resultado no Giro do Mercado. Aproveite para se inscrever no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.

Problema com combustível e PPI

O sindicato aponta como possível razão para o desabastecimento a defasagem dos preços internos em relação ao mercado internacional, devido ao fim da política Paridade de Preços de Importação (PPI) pela Petrobras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O Minaspetro vem alertando que o abandono à Paridade de Preços de Importação (PPI) seria um risco para o mercado de combustíveis e, sobretudo, para a própria estatal”, diz.

Em maio, a companhia anunciou a sua nova política de preços dos combustíveis e, desde então, a companhia deixou de usar a política de PPI. A nova estratégia comercial usa referências de mercado como: o custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação, e o valor marginal para a Petrobras.

Com isso, os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio.

Veja a nota na íntegra:

“O Minaspetro recebeu informações de diversos revendedores que as bases distribuidoras estão cortando pedidos, especialmente no diesel S10 e S500. Isso se deve, possivelmente, pela defasagem do preço interno em comparação com os valores praticados no mercado internacional, alertada amplamente pelos especialistas do mercado. O risco de desabastecimento é algo que deve ser fortemente combatido por todos os elos da cadeia. O Minaspetro vem alertando que o abandono à Paridade de Preços de Importação (PPI) seria um risco para o mercado de combustíveis e, sobretudo, para a própria estatal. O Minaspetro irá notificar os órgãos reguladores e reforça o alerta à população sobre o risco de desabastecimento para o diesel, um problema grave para o andamento harmônico da economia e da sociedade. Caso a situação permaneça, haverá postos, especialmente do interior e Marca Própria, sem combustível para a venda ao longo da semana.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

* Com Juliana Américo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar