Estados-membros da UE confirmam aprovação da assinatura do acordo comercial com o Mercosul
Os Estados-membros da União Europeia confirmaram nesta sexta-feira que uma ampla maioria deles apoia o acordo de livre comércio com o Mercosul, informou o Chipre, que detém a presidência rotativa da UE.
Os países tinham até as 13h (horário de Brasília) para confirmar seus votos por escrito, depois que os embaixadores dos 27 membros da UE sinalizaram sua aprovação provisória do acordo algumas horas antes.
Este deverá ser o maior acordo comercial já concluído pela UE, embora ainda precise da aprovação do Parlamento Europeu para entrar em vigor.
Mercosul assinará “acordo histórico” com a UE em 17 de janeiro
Já o Ministério das Relações Exteriores da Argentina informou que o Mercosul assinará o acordo comercial com a União Europeia em 17 de janeiro no Paraguai.
“Após mais de 30 anos de negociações, assinaremos em 17 de janeiro no Paraguai um acordo histórico e o mais ambicioso entre os dois blocos”, disse o ministro das Relações Exteriores da Argentina, Pablo Quirno, em um comunicado divulgado pelo governo argentino.
A confirmação veio logo após os Estados-membros da UE terem dado sinal verde nesta sexta-feira para a assinatura do acordo de livre comércio mais de 25 anos após o início das negociações.